quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

11 PASSOS PARA ESCREVER BEM NA INTERNET

Escrito por Palpite Digital em Internet, Produtividade, Wordpress. 28/03/2008

Qualquer um que tenha um blog ou publique regularmente na internet precisa escrever muito bem para ser notado. Por mais que técnicas de SEO sejam importantes, para se conseguir visitantes ainda vale a máxima: “Content is king”. Pensando dessa maneira, basta caprichar no conteúdo e não descuidar das técnicas de SEO.

As técnica aqui explicadas são todas simples e podem ser aprendidas mesmo por aqueles que ainda não conhecem a linguagem HTML. Quando eu ainda estava começando a aprender sobre SEO, escrevi o artigo “Faça o seu site aparecer no Google (SEO)“. Naquela época (meados de 2007), ainda não conhecia algumas das técnicas relacionadas ao conteúdo, que citarei abaixo.

1 – Título: crie títulos curtos e objetivos, de preferência que contenham as palavras-chave do artigo.

2 – Link: o link da página deve ter poucas palavras, separadas por “-”. Evite artigos e preposições. Editar o link é uma regra fácil de esquecer, portanto fique atento. Ao publicar um artigo, revise o link e corrija as palavras acentuadas. Veja neste exemplo como ficou o link da página em relação ao título: http://www.palpitedigital.com/gravar-video-webcam-msn-messenger/. No WordPress, os links podem ser modificados mudando-se o “post slug” ao editar o artigo. Se o link acima não tivesse sido editado manualmente, a palavra “video” que aparece no link apareceria como “vdeo”.

3 – Palavras chave: utilize alguma forma de repetição das palavras chave durante o seu texto, mas faça isto sem comprometer a qualidade do mesmo.

4 – Tag strong: colocar algumas palavras ou frases relevantes em strong (negrito no wordpress) enfatiza estas palavras para o leitor e ajuda aos mecanismos de buscas a descobrir a maior importância destas palavras.

5 – Links para outros sites: se você citar outras páginas, utilize palavras relevantes no link: é importante se dedicar aos detalhes de SEO. Não se esqueça também de descrever o link na tag title do mesmo, que aparece ao passar o mouse por cima do link. Evite links do tipo: clique aqui para aprender técnicas de SEO.

6 – Releia antes de publicar: evite os erros ortográficos e gramaticais. Fique de olho também nas cacofonias.

7 – Use poucas imagens: não coloque muitas imagens em seus artigos. No máximo 1 ou 2 devem ser suficientes na maioria das vezes.

8 - Dê exemplos: Veja como foi feito no item 2.

9 – Faça listas: as listas simplificam a vida de quem lê. Listas como esta são atrativas: 11 passos para escrever bem na internet.

10 – Seja direto: não fique enchendo linguiça. Vá direto ao assunto, sem rodeios.

11 - Seja sucinto: essa regra eu quebro sempre, apesar de saber que hoje em dia ninguém gosta muito de ler textos muito extensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário