sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DOMÍNIO PÚBLICO PERTO DAS 190 MIL OBRAS DIGITALIZADAS

Domínio Público já reúne 187.533 obras digitalizadas - com informações da Agência Estado - ZERO HORA 11/02/2011

O portal Domínio Público, biblioteca digital desenvolvida em software livre e mantida pelo Ministério da Educação (MEC), atingiu em janeiro um total de 187.533 obras registradas no acervo digital em forma de textos, imagens, áudio e vídeos.

O conjunto de produções cadastradas amplia-se em cerca de 3 mil obras a cada mês, desde agosto. Em janeiro, foram catalogadas 3.471 obras. De acordo com o MEC, a grande quantidade de novas mídias é consequência da parceria com outros ministérios e bibliotecas do Brasil.

– A intenção é de que o Domínio Público deixe de ser apenas um portal do Ministério da Educação para ser um portal de conteúdo de todo o governo federal – diz o diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do ministério, José Guilherme Ribeiro.

A página foi formada em 2004, com conjunto inicial de 500 produções, para favorecer o acesso grátis a literatura, artes e ciências. Durante as férias nas escolas, o site tem 500 mil visitas, e duplica a quantidade de acessos nas aulas.

– O MEC quebrou um paradigma ao começar a oferecer material de qualidade, gratuitamente, sejam filmes, partituras, obras literárias ou animações – afirma Ribeiro.

Os materiais mais buscados são as obras escritas, que tiveram até hoje quase 24 milhões de downloads. A Divina Comédia, do escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri, poemas do português Fernando Pessoa e clássicos do dramaturgo inglês William Shakespeare e do escritor brasileiro Machado de Assis estão entre os mais acessados.

Entre as 11.906 imagens, as notáveis pinturas do artista plástico, cientista e escritor italiano Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos, A Última Ceia e La Gioconda (a Mona Lisa), ocupam a liderança na relação das mais procuradas. Uma nova versão do portal terá início ainda neste semestre.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário