sábado, 23 de março de 2013

BLOGUEIRO LANÇA LIVRO DE FANTASIA


‘O espadachim de carvão’: blogueiro carioca lança livro de fantasia

Obra é mais um exemplo do avanço da literatura fantástica no Brasil. Tarde de autógrafos será neste domingo, na Livraria da Travessa do Leblon



MARINA COHEN 
O GLOBO
Atualizado:22/03/13 - 18h55


O escritor Affonso Solano e seu livro de estreia Divulgação


RIO - A literatura fantástica “made in Brazil” conquista cada vez mais espaço no país. Eduardo Spohr, Raphael Draccon e André Vianco já são autores best sellers. O livro de estreia de Spohr, “A Batalha do Apocalipse”, já teve 400 mil cópias vendidos. Esta semana chega às livrarias mais um exemplo da literatura fantástica nacional: “O espadachim de carvão”, do ilustrador carioca Affonso Solano, que é colunista do blog “TechTudo” e criador do podcast “Matando robôs gigantes”, do site “Jovem Nerd”.

Como seu currículo revela, a base da formação de Affonso é nerd até o talo. Games, quadrinhos e filmes de ficção científica são suas paixões e também os assuntos sobre os quais mais fala em seu podcast e blog.

O livro de estreia de Solano, publicado pelo selo Fantasy da editora Casa da Palavra (que tem Draccon como coordenador), conta a saga de Adapak, um espadachim que é filho de um dos quatro deuses do mundo Kurgala. A aventura começa quando o jovem de pele cor de carvão, que sempre viveu superprotegido em sua caverna, precisa se jogar no mundo dos mortais para fugir de um grupo de assassinos que o persegue. Sem entender o motivo da caçada, Adapak tem que usar todas as técnicas que aprendeu durante os anos de reclusão para sobreviver nessa terra desconhecida.

— Ao mesmo tempo em que foge, Adapak tenta descobrir o que está acontecendo e por que há criaturas querendo matá-lo. Ele é um cara inocente, que não conhece o mundo, mas que aprendeu a se defender muito bem. Essa dualidade que faz o personagem ser interessante — define Solano, que também fez as ilustrações do livro.

As referências do autor carioca vão do escritor Stephen King ao cineasta Steven Spielberg, passando por J. R. R. Tolkien e livros-jogos de RPG de Ian Livingstone e Steve Jackson.

— Como meus leitores, cresci na era de George Lucas e Spielberg, assistindo a filmes de monstros e lendo livros de aventura e ficção científica — diz o autor.

O evento de lançamento de “O espadachim de carvão”, com direito a tarde de autógrafos, acontecerá neste domingo (24), às 14h, na Livraria da Travessa do Leblon. Depois, Solano ainda fará uma turnê por outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário