Flamengo e Corinthians têm as marcas mais valiosas do Brasil, aponta estudo - O GLOBO, 08/09/2011 às 09h19m. Marcelo Alves
RIO - Rivais desta quinta-feira pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo também disputam moeda a moeda quem tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro. Segundo um novo estudo da BDO/RCS divulgado nesta quinta pelo Futebol Finance, consultoria especializada em finanças do futebol, os dois clubes mais populares do país são também os detentores das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.
Atualmente na terceira posição do Brasileiro , o Corinthians tem uma marca avaliada em R$ 867 milhões e lidera a lista dos 12 maiores clubes, formada pelas equipes mais tradicionais do futebol brasileiro.
O Flamengo vem na segunda posição com a sua marca avaliada em R$ 689,5 milhões. O clube rubro-negro subiu uma posição em relação ao levantamento divulgado no ano passado, mas em 2009, quando conquistou o título brasileiro, o Fla era o líder da lista, embora com um valor inferior ao de hoje (R$ 589 milhões).
De acordo com Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO/RCS, a liderança do Corinthians se deve a dois fatores: aumento do faturamento e a boa participação da torcida indo aos estádios.
- Nesse caso, ídolos como o Ronaldo ajudaram muito - explica o diretor, que diz que o Flamengo só não lidera o ranking porque não consegue atingir o faturamento do Corinthians.
- O Flamengo faturou R$ 128,6 milhões em 2010. Sem contar a negociação de jogadores (que não entra no estudo), foi de R$ 127,8 milhões. O Corinthians faturou R$ 212,6 milhões, mas sem a venda de jogadores ele foi de R$ 177,7 milhões. A diferença entre os dois ainda é muito grande, mas pelo tamanho da sua torcida, o Flamengo é o clube que potencialmente pode ser a marca mais valiosa do futebol brasileiro se conseguir atingir o faturamento do Corinthians - analisou.
Em relação ao ano passado, o Corinthians cresceu aproximadamente 16% ou R$ 118 milhões. Já o Flamengo aumentou o seu valor em aproximadamente 10%, passando de R$ 625,3 milhões para os atuais 689,5 milhões.
O Fla roubou a segunda posição no ranking do São Paulo. O tricolor paulista e líder do Brasileirão pelo menos até o fim da rodada desta quinta cresceu apenas 1%, passando de R$ 659,8 milhões para R$ 664,2 milhões.
- O São Paulo tem historicamente menos torcida que Corinthians e Flamengo, mas a diferença de receita entre os três é pequena. Mesmo tendo uma torcida menor, o clube tem formas de ganhar dinheiro mais eficientes. É por isso, também que o Internacional está na frente de um clube como o Vasco, que tem uma torcida maior.
De acordo com o estudo, os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004, quando os dados começaram a ser aferidos, e 2011 foram Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Internacional e Grêmio.
Os corintianos tiveram uma evolução de R$ 581 milhões enquanto os rubro-negros de R$ 366,7 milhões. O São Paulo cresceu R$ 324,3 milhões enquanto o Palmeiras, R$ 244,5 milhões. Colorados e gremistas cresceram, respectivamente, R$ 195,7 milhões e R$ 157,4 milhões. Os seis clubes são responsáveis por 79% dos R$ 2,3 bilhões de evolução da marca nestes sete anos.
Palmeiras e Inter mantiveram as mesmas quarta e quinta posições do ano passado, com evolução de 2% e 3%, respectivamente. A marca do clube paulista hoje é avaliada em R$ 452,9 milhões enquanto a dos gaúchos é avaliada em R$ 277,9 milhões. Mesmo valor do Santos, que subiu duas posições no ranking, ocupando a sexta colocação.
Vasco é o oitavo, Flu e Botafogo fecham a lista
Campeão da Copa do Brasil, o Vasco aparece na oitava posição na lista com a marca avaliada em R$ 162,5 milhões. O time caiu uma posição em relação ao ano passado, sendo ultrapassado pelo Grêmio, cujo valor é de R$ 224,6 milhões.
Fluminense e Botafogo fecham a lista dos mais valiosos logo atrás da dupla mineira Cruzeiro (R$ 151,3 milhões) e Atlético-MG (R$ 150,5 milhões). Atual campeão brasileiro, o time tricolor aparece em 11º, mas foi um dos que teve a marca que mais cresceu em valores percentuais do ano passado para este ano: 30%. No estudo do ano passado, o time aparecia na mesma posição, mas com valor de R$ 104,2 milhões. No atual levantamento, o clube aparece com R$ 135,7 milhões. Já o Botafogo teve uma variação de 1%, passando de R$ 89,9 milhões para R$ 90,7 milhões.
O crescimento de Flu e Santos, outro time entre os que mais tiveram aumento em níveis percentuais, está ligado à geração de receita com as conquistas dentro do campo. No caso do tricolor, o título brasileiro de 2010. No caso do Santos, os títulos do ano passado da Copa do Brasil e do Paulista.
- Ambos estão muito ligados ao bom desempenho nas competições. Aumentou muito a bilheteria do Santos, além de patrocínios com Neymar e Ganso. No caso do Fluminense, ficou de forma muito clara os resultados graças ao título de 2010. O clube melhorou a bilheteria, recebeu mais premiações, patrocínio e isso acarretou num crescimento superior à média - afirmou Somoggi, lamentando que as receitas dos clubes ainda sejam muito vinculadas aos resultados dentro de campo.
- Não deveria ser o ideal. O clube deveria conseguir se descolar do desempenho.
Para chegar a conclusão do valor das marcas, o estudo analisa 18 diferentes variáveis. Entre elas estão os dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atual os clubes. Não são considerados no estudo recursos conseguidos com transferências de atletas.
Veja o ranking dos clubes com as marcas mais valiosas:
1 - Corinthians - R$ 867 milhões
2 - Flamengo - R$ 689,5 milhões
3 - São Paulo - R$ 664,2 milhões
4 - Palmeiras - R$ 452,9 milhões
5 - Internacional - R$ 277,9 milhões
6 - Santos - R$ 227,9 milhões
7 - Grêmio - R$ 224,6 milhões
8 - Vasco - R$ 162,5 milhões
9 - Cruzeiro - R$ 151,3 milhões
10 - Atlético-MG - R$ 150,5 milhões
11- Fluminense - R$ 135,7 milhões
12 - Botafogo - R$ 90,7 milhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário