quinta-feira, 25 de agosto de 2011

É MELHOR PORQUE É NOSSO

CLAUDIA TAJES - SEGUNDO CADERNO, ZERO HORA 25/08/2011

Se alguém ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. O melhor site gaúcho do mundo é o www.obarrista.com, um sítio, como diria o deputado aquele, criado para tirar sarro do que nós, nativos dos pampas, já nascemos sabendo: o que existir de mais bacana por aí é nosso.

O Bairrista deita e rola nessa máxima, tratando o Rio Grande como uma República e nunca-jamais escrevendo a palavra Gaúcho com caixa baixa. Tudo o que acontece no noticiário nacional e internacional ganha no site sua versão gaudéria. Por exemplo, quando o Google comprou a Motorola, O Bairrista deu a manchete: Procergs compra a Apple. E mais: a tradicional marca da maçã será substituída por uma bergamota descascada. E ainda: vem aí um revolucionário lançamento, o iPin, nas versões frito e cozido.

O Bairrista, a bem da verdade, segue mais ou menos a linha d’O Planeta Diário, sensação do humor brasileiro na década de 80, e claro que bebe na fonte d’O Pasquim, marco da nossa cultura. Mas consegue ser original fazendo da autoestima sempre em alta da gauchada a matéria-prima das suas piadas. Na edição de segunda-feira passada, o site anunciava que São Paulo terá voos diretos para Porto Alegre (“rota internacional facilitará a vida de empresários Gaúchos”), que Paulo Odone pode ser rebaixado de deputado para vereador e que Marley e Eu 2 será filmado no Rio Grande, com uma ovelha no papel de Marley.

Engraçado e inteligente, O Bairrista é 100% honesto sobre ele mesmo. Está lá: “O Bairrista é uma enganação! Um portal de mentira, com conteúdo totalmente fictício”. E que tal o SAC? “Se tu, tua empresa ou CTG se sentir ofendido ou difamado por qualquer conteúdo inventado pelos nossos gênios gaudérios, entre em contato imediatamente conosco através do e-mail editor@obairrista.com que a gente tira o conteúdo rapidinho. Afinal de contas, o Rio Grande é uma república democrática!”

Agora, admita: em que outro lugar do mundo haveria um site tão legal quanto obairrista.com?

Nenhum comentário:

Postar um comentário