quinta-feira, 2 de junho de 2011

RINITE ALÉRGICA - SINTOMAS E TRATAMENTO

PORTAL MÃES E FILHOS - 18/04/2011 - http://maesefilhos.com

Espirros, coceira no nariz, coriza e obstrução nasal. Estes são os sintomas típicos de pessoas que sofrem de rinite alérgica. Segundo a médica alergista Renata Rodrigues Cocco, as crianças não estão livres da doença que pode se manifestar desde o primeiro ano de vida. Às vezes as crises são tão constantes que a impressão é que o pequeno nunca se cura daquele “resfriado indesejável”… Ela ressalta, porém, que o diagnóstico só será estabelecido após os dois anos. Confira na entrevista a seguir como é possível tratar e prevenir as crises de rinite alérgica nas crianças.

- O que é rinite alérgica e como ela aparece?

Dra. Renata – Rinite alérgica é uma doença que acomete cerca de 40% da população e que compreende quatro sintomas, em diferentes e individuais graus de intensidade: espirros, coceira no nariz, coriza (“escorrimento” de secreção pelo nariz) e obstrução nasal (nariz entupido). Os sintomas também podem estar associados a coceira nos olhos (conjuntivite alérgica), nos ouvidos e na garganta. Geralmente ela se manifesta quando a pessoa entra em contato com o agente causador de sua alergia, sendo que os ácaros presentes na poeira respondem por cerca de 90% dos responsáveis pela rinite alérgica.

- A criança pode nascer com o problema?

Dra. Renata – Existe uma predisposição genética para o aparecimento de alergias, entre elas a rinite. Crianças com parentes de primeiro grau (pai, mãe ou irmãos) com alergias apresentam maior predisposição para o desenvolvimento destas doenças. No entanto, a rinite somente poderá ser estabelecida com certeza a partir do segundo ano de vida, já que até esta idade muitas outras doenças mimetizam os sintomas, como gripes, resfriados e a própria obstrução nasal fisiológica do recém nascido.

- Qual é o tratamento mais indicado?

Dra. Renata – Existem tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, a depender da frequência e intensidade de sintomas. Os medicamentos mais utilizados são os anti-alérgicos e sprays nasais específicos. A limpeza nasal com soluções fisiológicas auxilia bastante no tratamento e prevenção das crises. Entre as medidas não medicamentosas, a higiene ambiental ocupa papel de destaque. É necessário que o quarto do paciente com rinite seja livre de objetos que acumulem pó, como livros, carpetes, tapetes, bichos de pelúcia, etc. Capas impermeáveis para colchões e travesseiros também são importantes medidas para o controle das crises.

- Quanto tempo pode levar uma crise de rinite alérgica?

Dra. Renata – Às vezes as crises são tão constantes que a impressão é que o indivíduo nunca se cura daquele “resfriado indesejável”… O período das crises é variável, de alguns poucos dias a vários meses.

- Quanto tempo leva para sarar?

Dra. Renata – Tudo vai depender do grau de acometimento e da adequação das medidas terapêuticas medicamentosas e não medicamentosas.

- Dicas de limpeza que possam ajudar a evitar as crises.

Dra. Renata – Pano umedecido em capas impermeáveis de colchões e travesseiros; nunca utilizar espanadores ou vassouras que levantem pó – dar preferência a aspiradores de pó e panos úmidos; limpar sempre os filtros de ar condicionado; evitar se cobrir com a colcha que permaneceu sobre a cama durante todo o dia; evitar muitos objetos no quarto do alérgico (quadros, computadores, papeis, livros), bem como carpetes, tapetes e bichos de pelúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário