segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMO CONQUISTAR MULHER OU HOMEM

Fluxogramas ensinam como conquistar homens e mulheres - DIÁRIO GAÚCHO. 27 de junho de 2011 |

domingo, 26 de junho de 2011

A ESTÁTUA QUE CANTAVA NO DESERTO


Todas as manhãs, durante dois séculos, um gigante de pedra com mil quilos de peso e 18 metros de altura cantava uma melodia triste no deserto do Egito. Parece lenda, mas é verdade: a grandiosa estátua, que ainda existe, entoava uma melodia ao alvorecer, na entrada da antiga cidade de Tebas.

O monumento fazia parte de uma dupla de esculturas chamadas “Colossos de Mêmnon”. Elas estão sentadas com majestade eterna no local onde foi plantada a velha capital egípcia, destruída mais tarde por Alexandre Magno.

Esse Mêmnon foi rei da velha Etiópia. No fim da Guerra de Troia, ele se aliou ao rei Príamo, que resistia na cidade sitiada pelos gregos. Tratava-se de um guerreiro poderoso, que fez seu nome no campo de batalha, mas pereceu “sob a destra do invicto Aquiles”, segundo um autor pós-homérico.

Para os gregos, a estátua de Mêmnon cantava em saudação a sua mãe, Aurora, que vinha beijá-lo com meiguice a cada nascer do sol. A música melancólica que saía diariamente do enorme bloco de pedra encantou o mundo antigo. Turistas de toda parte iam ver o monumento e nele inscreviam seus nomes. Um desses antepassados dos grafiteiros foi o imperador Adriano, que visitou o Egito por volta do ano 100 e voltou para Roma maravilhado com o milagre.

* * *

Tudo muito lindo. Mas a realidade não é exatamente assim.

Em primeiro lugar, os Colossos de Mêmnon não são de Mêmnon. Eram as estátuas do faraó Amenhotep III, que reinou no Egito no século 13 antes de Cristo. Uma das estátuas de fato “cantava”, mas não era uma saudação à Deusa Aurora. É que, em 27 a.C., um terremoto mutilou a escultura, escavando-lhe uma pequena fenda. O orvalho da noite penetrava nesse espaço e, de manhã, o sol o aquecia e fazia a pedra se dilatar. A dilatação e a evaporação provocavam o som que os gregos diziam ser o “canto” do rei morto em homenagem à sua mãe divina.

No século 2, o imperador romano Séptimo Severo ordenou uma restauração das estátuas, a brecha aberta pelo terremoto foi fechada e o Colosso se calou para sempre.

Quebrou-se o encanto.

Eu, aqui, preferia que não tivessem consertado os Colossos, preferia que a pedra continuasse cantando e que os cientistas não tivessem explicado nada disso. Eu preferia a ilusão.

* * *

Certos mitos têm de ser preservados. Grêmio e Inter arriscaram-se quando convocaram dois de seus maiores mitos, Renato e Falcão, para a realidade chã de dirigir seus times no século 21. Renato permanece intocável à ação das misérias do dia a dia. É mais fácil que toda a direção do Grêmio saia maculada por algum revés do que ele, seja lá o que aconteça. Mas Falcão... Falcão, se seu time não reagir logo, corre o risco de virar um ídolo descaído.

* * *

A principal diferença entre Renato e Falcão não é a capacidade maior ou menor de um e outro, nem o time melhor ou pior que um e outro têm à disposição. Não. A principal diferença é a postura que eles adotaram ANTES de assumir o comando de seus times. Durante 15 anos, Falcão abdicou da sua condição de ídolo. Durante 15 anos, Falcão empenhou-se para se mostrar isento, indiferente às paixões. Os comentários e as colunas de Falcão foram sempre cautelosos, quase anódinos, jamais emocionais. Falcão comentava o jogo do Grêmio com a mesma equidistância com que comentava o do Inter. Não houve nada parecido com um torcedor em Falcão, nesse tempo todo.

Renato, ao contrário, não perdia oportunidade de reafirmar seu amor pelo Grêmio e de repetir que sonhava um dia ser o treinador do clube.

Renato, até hoje, é o colosso de pedra que canta; Falcão emudeceu há muito tempo no coração sensível do torcedor.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CAMINHADA - 11 BENEFÍCIOS

Por Fernando Menezes - indicada pelo Cel Mamedes.

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente
são muitas, e comprovadas pela ciência. O MINHA VIDA reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

1. MELHORA A CIRCULAÇÃO - Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

"Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

2. DEIXA O PULMãO MAIS EFICIENTE - O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

3. COMBATE A OSTEOPOROSE - O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. AFASTA A DEPRESSÃO - Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio.

"Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.

5. AUMENTA A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR - Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."

6. DEIXA O CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL - Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

7. DIMINUI A SONOLÊNCIA - A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

8. MANTÉM O PESO EM EQUILÍBRIO E EMAGRECE - Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

9. CONTROLA A VONTADE DE COMER - Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveramque renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.

10. PROTEGE CONTRA DERRAMES E INFARTOS - Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

11. DIABETES - A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.

sábado, 18 de junho de 2011

PIPOCA DO VALDIR - EMPREENDEDORISMO POPULAR

Uma aula de profissionalismo. Vale pra qualquer trabalho que a pessoa se proponha a fazer. Manter o foco e ser diferenciado no atendimento são o segredo.



Matéria indicada por José Luiz Silveira.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

GREMISTA DE 10 ANOS NÃO GOSTA DE FUTEBOL

Vídeo mostra gremista de 10 anos que não gosta de futebol por nunca ter comemorado títulos. CORREIO DO POVO, 17/06/2011

No dia em que o Grêmio celebra o aniversário de 10 anos da conquista do tetracampeonato da Copa do Brasil, a torcida colorada aproveitou para ironizar o jejum de títulos no cenário nacional e internacional do Tricolor. Postado no YouTube, um vídeo que brinca com a ausência de conquistas gremistas é divulgado via redes socias.

A gravação mostra o nascimento do menino Fabinho em junho de 2001 e o cenário político e econômico brasileiro e mundial da época. Em seguida, já no presente, mostra que o menino – hoje com 10 anos – não gosta de futebol porque seu clube não ganha título há uma década. Por volta das 15h desta sexta-feira, a hashtag “ForçaFabinho” era o terceiro assunto mais falado na ferramenta de microblog Twitter.

Nos últimos 10 anos, o Grêmio conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro (2005) e três Gauchões (2006, 2007 e 2010).

domingo, 5 de junho de 2011

sábado, 4 de junho de 2011

O PERFIL DOS INFIÉIS


Classificação baseada nos tipos de personalidade ajuda a mapear as pessoas mais inclinadas a trair seus parceiros - João Loes - REVISTA ISTO É, N° Edição: 2169 | 04.Jun.11

Bethany e Ace se conheceram meses depois de completarem o ensino médio. Foi amor à primeira vista. Logo começaram a namorar e, em pouco tempo, se casaram. Passados quatro anos, tiveram a primeira filha. O casamento, então, desandou. Bethany teve depressão pós-parto e Ace, sem saber como ajudá-la, se concentrou no trabalho de locutor – chegava a passar 15 horas por dia ao microfone. Foi quando Kristy foi contratada para ser sua dupla de estúdio na rádio onde ele trabalhava. Simpática, bonita, mãe solteira, ela despertou instantaneamente a simpatia do locutor, que detectou na jovem vários traços de afinidade. Nova na cidade, Kristy não tinha com quem deixar a filha. Bethany, ainda se recuperando da depressão pós-parto, resolveu ajudar e se ofereceu para cuidar da menina. Não foi preciso muito tempo, nem esforço, para que Kristy e Ace engatassem um relacionamento extraconjugal. Bethany mal sabia que estava cuidando da filha da amante de seu marido.

Esse pesadelo é um dos muitos casos verídicos relatados por uma nova série do canal de televisão fechado Discovery Home & Health, que se dispôs a investigar um assunto que nunca sai de moda: a infidelidade conjugal. A história do casal descrita acima se passou nos Estados Unidos, mas o drama é universal – não são poucos os estudos que mostram quanto a questão é importante para nós brasileiros. Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, por exemplo, apontou que a fidelidade é a qualidade mais valorizada em um relacionamento, à frente, por exemplo, de amor, honestidade e filhos. Ainda assim, segundo números da antropóloga Mirian Goldenberg, autora do livro “Por que Homens e Mulheres Traem?”, 60% dos homens e 47% das mulheres dizem já ter sido infiéis pelo menos alguma vez na vida. Mas, se valorizamos tanto a fidelidade, por que traímos tanto?

Dar uma resposta definitiva para todos os casos é impossível, garantem os especialistas. Mas traçar, de maneira ampla, o perfil de quem trai já é viável, usando como base os relatos de traidores e traidoras. O psiquiatra Flávio Gikovate, com 41 anos de clínica e 30 livros publicados, arrisca uma classificação baseada nos dois tipos de personalidade que ele criou para sistematizar seus estudos. Para ele, nos dividimos entre pessoas egoístas e generosas – e uma não é necessariamente melhor que a outra. Agimos de maneira relativamente coerente dentro desses perfis, traímos de maneiras distintas e temos características reconhecíveis (leia quadro na página 95). “Me chamam de maniqueísta, mas essa é uma ferramenta simples e que funciona”, defende-se.

Dentro dessa lógica, o egoísta é quem tem mais chances de trair. Entre os homens, ele é o cafajeste e, entre as mulheres, ela seria o tipo vulgar. Mas a traição dos egoístas tem um lado positivo – ela costuma ser apenas sexual. O envolvimento é quase exclusivamente físico e, portanto, fácil de ser contornado. O mesmo não pode ser dito da traição dos generosos, que costuma ser do tipo sentimental. Envolvidos emocionalmente, eles se entregam de maneira muitas vezes irreversível. “Conversar sobre expectativas e necessidades antes de casar é uma forma de diminuir as chances de ter de lidar com esse tipo de problema no futuro”, lembra o psicanalista Theodor Lowenkron, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas o fantasma da traição continuará entre nós. Até para os que se julgam acima do bem e do mal, há os casos de infidelidade circunstancial, que não distinguem entre perfis e tipos de traição. Essas simplesmente acontecem por uma série de facilidades que se descortinam eventualmente – um lugar longe de casa, uma companhia paga, a solidão de um quarto de hotel. Nessas situações, esconder, no caso do traidor, ou ignorar, no do traído, pode ser o melhor remédio. “É o que alguns chamam de masturbação terceirizada”, brinca Gikovate.

Mas, uma vez descobertos, sempre nos sentiremos tentados a explicar e contornar. Entre os homens, uma das desculpas que fazem mais sucesso é a de que seria da natureza masculina ter mais de uma mulher. “Não é verdade”, sentencia a antropóloga Mirian. “Não é da nossa natureza usar roupa em dia de calor, mas usamos”, afirma ela. Enveredar pela seara das justificativas que usam a falta de atenção, carinho e interesse, apesar de mais doloroso, é melhor. A crise pode servir de estímulo para uma discussão séria e definitiva sobre os rumos de um relacionamento. Foi o que aconteceu com Bethany e Ace. Depois de uma tentativa de divórcio, muita briga e terapia conjugal, os dois se entenderam e comemoraram 25 anos de casados, já com duas filhas. “A gente perdoa, mas não esquece nunca”, diz Bethany. Marcas de um casamento real.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

CANTORES DO MUNDO


VISITE ESTE SÍTIO...É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.

http://uwall.tv/

GUARDE-O EM SEUS FAVORITOS PARA OS MOMENTOS DE LAZER OUVINDO E VENDO SEU CANTOR PREFERIDO.

DEPOIS DE ABRIR O SITE, APARECEM OS CANTORES.

ENTRETANTO, SE VOCÊ QUISER FAZER BUSCA DE UM PREFERIDO QUE VOCÊ NÃO ACHOU, É SÓ ESCREVER O NOME NA CAIXA QUE APARECE NO VISOR.

QUEM NÃO TEM INTERNET RÁPIDA TERÁ ALGUMA DIFICULDADE.

ABAIXO DO VÍDEO QUE VOCÊ CLICOU, APARECEM TODAS AS MÚSICAS DESSE CANTOR (SE VOCÊ DEIXAR ELAS IRÃO ABRIR TODAS EM SEQUÊNCIA)

PEÑAROL NAS FINAIS DA LIBERTADORES 2011


Peñarol segura pressão do Vélez e reencontra Santos em final - Portal Terra, 02/06/2011 • 23h51


O Peñarol foi até o Estádio Jose Almafitani, em Buenos Aires, precisando de um empate para voltar à final da Copa Libertadores da América após 24 anos. A equipe saiu na frente, mas permitiu a virada e quase cedeu o gol da eliminação com um jogador a mais em campo. No entanto, o Vélez desperdiçou um pênalti, os uruguaios seguraram a pressão e, mesmo com a derrota por 2 a 1, se garantiram na decisão diante do Santos.

Com um gol de Mier aos 33min do primeiro tempo, os visitantes abriram o marcador. Nos acréscimos, Tobio empatou. Santiago Silva colocou o Vélez em vantagem aos 21min da etapa final. E a classificação, que parecia impossível, quase aconteceu aos 33min, mas o atacante chutou por cima do gol uma penalidade.

O Vélez, além de lamentar o pênalti desperdiçado por Santiago Silva, pode reclamar a anulação de um gol legal anotado por Martínez - melhor em campo - ainda no primeiro tempo. O time argentino dominou praticamente toda a partida e perdeu muitas chances, mesmo com um jogador a menos (Ortiz fez falta por trás em Martinuccio e foi expulso na metade do segundo tempo).

Será o reencontro de Peñarol e Santos em uma decisão de Copa Libertadores. As equipes decidiram o título em 1962. Na ocasião, a equipe de Pelé conquistou a taça com uma vitória por 3 a 0 no jogo desempate, que aconteceu no Estádio Monumental de Núñez.
É a décima vez que o time uruguaio chega a uma decisão de Libertadores. Dentre as nove vezes anteriores, o Peñarol conseguiu sair vencedor em cinco oportunidades (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). Se vencer em 2011, empata com o Boca Juniors como o segundo maior ganhador da competição, atrás apenas do Independiente, da Argentina, que tem sete.

A primeira partida da decisão está marcada para o dia 15, no Estádio Centenário, em Montevidéu. A decisão será na semana seguinte, em São Paulo, ainda sem local definido. Como a Vila Belmiro não possui a capacidade solicitada pela Conmebol para receber tal duelo, o Santos ainda estuda se jogará no Morumbi ou no Pacaembu.

O jogo

O Peñarol surpreendeu quem esperava que fosse jogar recuado e partiu para cima dos argentinos nos primeiros minutos. Logo aos 2min, Olivera escorou chutão da defesa para Martinuccio. O camisa 10 passou com velocidade e extrema facilidade pela defesa do Vélez e tentou chutar colocado. A finalização rasteira foi parada por Barovero, que fez grande defesa.

Na sequência do lance, o meia pelo lado esquerdo Mier fez boa jogada, ganhou do marcador e foi até a linha de fundo. Ele cruzou para trás, mas nenhum atacante conseguiu alcançar, com Ortiz afastando o perigo.

Com mais consistência, o Peñarol dominou a partida nos primeiros minutos. Para piorar a situação da equipe da casa, o capitão Cubero sentiu lesão e foi substituído aos 13min por Tobio.

Mesmo sem um dos jogadores mais experientes da equipe, o Vélez melhorou, principalmente jogando pelo setor direito. Aos 18min, após levantamento da lateral, Santiago Silva se preparava para cabecear, mas foi atrapalhado por Valdez. Mesmo assim, o atacante conseguiu finalizar, só que sem direção.

O Peñarol respondeu na mesma moeda, porém, com muito mais perigo. Aos 19min, Mier aproveitou o buraco no lado direito da defesa do Vélez, avançou pelo setor e cruzou. Martinuccio apareceu bem na área e cabeceou por cima. Os argentinos melhoraram, mas o time visitante conseguia, até o momento, equilibrar o jogo.

Os donos da casa começaram a jogar pelos extremos do campo em busca de um cruzamento para Santiago Silva, o que deu certo. Aos 22min, o atacante ajeitou lançamento da direita para o meio da área. Martínez pegou bem na bola, mas o arremate bateu em Guillermo Rodríguez e saiu para escanteio.

Aos 26min, o ataque do Vélez aconteceu pelo lado esquerdo. Martínez escapou bem pelo setor e cruzou da linha de fundo. Silva finalizou de voleio e a bola passou com muito perigo, ao lado do gol de Sosa. Quatro minutos depois, o centroavante chutou de fora da área e o goleiro do Peñarol defendeu em dois tempos.

Quando era pressionado pelo adversário, o time uruguaio abriu o marcador, aos 33min. Após rebatidas no campo de defesa do Vélez, Ortiz falhou ao tentar afastar a bola e Martinuccio dominou. O camisa 10 do Peñarol tocou para Mier, que entrava na área pelo lado esquerdo, dominar e chutar na saída de Barovero para colocar os visitantes em vantagem no Jose Almafitani.

O Peñarol esteve muito próximo de matar a eliminatória aos 35min. Martinuccio cobrou escanteio pelo lado direito, Olivera ganhou de Sebá por cima e cabeceou firme. Barovero evitou o segundo gol do adversário ao espalmar a bola por cima.

Após o susto, o Vélez voltou a atacar e pressionar. Aos 36min, Silva aproveitou rebote na área depois de cobrança de escanteio e chutou para fora. No minuto seguinte, Zapata arriscou de fora da área e o goleiro Sosa "bateu roupa", mas a bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Sebá finalizou para fora.

Camisa 10 do time argentino, Maxi Moralez começou a se movimentar pelos lados do campo e criar boas jogadas ofensivas. Aos 40min, o jogador cruzou no meio da área e Santiago Silva cabeceou para fora.

No minuto seguinte aconteceu o lance mais polêmico do primeiro tempo. Em ótima jogada ofensiva, iniciada por Moralez pela esquerda, Papa achou Martínez livre, que finalizou para o gol. O assistente levantou a bandeira e o árbitro anulou o tento de forma errônea, pois o camisa 7 do Vélez estava em posição regular.

O clima esquentou aos 43min, quando Silva se jogou na área marcado por Valdez. O zagueiro do Peñarol não gostou da atitude do atacante e foi cobrá-lo no chão. Os atletas dos dois times chegaram na discussão que virou logo confusão. Porém, os ânimos exaltados terminaram apenas com o cartão amarelo para Ortiz.

Depois de desperdiçar várias chances, a equipe argentina conseguiu empatar a partida com um erro do goleiro Sosa. Moralez cobrou falta no lado esquerdo e lançou para a área. Nenhum jogador conseguiu desviar e o arqueiro do Peñarol rebateu em cima de Tobio, que completou para o fundo das redes.
Assim como terminou os primeiros 45 minutos, o Vélez começou o segundo tempo em busca do gol. Aos 4min, Zapata cobrou falta e o zagueiro Ortiz apareceu bem no meio da área para cabecear para fora, com muito perigo ao gol de Sosa.
Podendo levar ainda mais um gol que mesmo assim garantiria a vaga na final, o Peñarol ficou encolhido no campo de defesa, mas conseguiu assustar o gol adversário. Aos 6min, Aguiar apareceu na esquerda e cruzou para a área. Martinuccio, sem marcação, cabeceou para fora, assustando o goleiro Barovero.

Martínez chamou a responsabilidade no segundo tempo e tentou resolver a partida. Aos 11min, o camisa 7 fez jogada individual, passou por dois zagueiros, mas depois deixou a bola escapar pela linha de fundo. A bola ficava passando pela área do Peñarol, mas o Vélez não conseguia finalizar para o gol.

Os argentinos voltaram à ativa aos 17min, com Fernández. que fez bom cruzamento na segunda trave. Santiago Silva cabeceou para o chão e Sosa defendeu. O goleiro do time uruguaio voltou a demonstrar que não é confiante no minuto seguinte. Canteros arriscou de fora da área e o camisa 1 voltou a soltar a bola.

Encurralado na defesa, o Peñarol teve a grande chance de acabar com a eliminatória aos 21min. Olivera recebeu passe ainda no campo de defesa e escorou para Martinuccio. O meia-atacante deu um chapéu em Ortiz e partiu sozinho no campo de ataque, invadindo até a área. Percebendo a entrada de Olivera, o camisa 10 deixou o companheiro na cara do gol. Porém, o atacante finalizou muito mal, por cima do gol.

Enquanto os torcedores do Peñarol se lamentavam, o Vélez chegou ao segundo gol em um lance rápido. Fernández lançou na área para Martínez, que ajeitou de peito para Santiago Silva, livre. O centroavante finalizou de primeira, na saída de Sosa, e virou a partida no Jose Almafitani. No momento, o time argentino precisava apenas de mais um gol para enfrentar o Santos na final.

Quando a torcida comemora o gol ao som de Xuxa, Ortiz fez falta por trás em Martinuccio, recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro chileno Enrique Osses e foi expulso da partida. Porém, mesmo com um jogador a menos, o Velez continuou pressionando o Peñarol em busca do terceiro gol.

Aos 29min, Darío Rodríguez tentou proteger na linha de fundo e perdeu a bola para Martínez. O atacante argentino tentava avançar na área e o zagueiro Guillermo Rodríguez colocou a mão na bola. O árbitro chileno não teve dúvida e marcou penâlti. O artilheiro Santiago Silva pegou a bola, ajeitou e na hora de bater escorregou. O chute foi para cima do gol e os torcedores do Vélez ficaram atônitos ao assistir o lance.

O pênalti perdido abalou, mas mesmo assim o Vélez continuou pressionando até o apito final do árbitro Enrique Osses. Os torcedores argentinos reconheceram o esforço da equipe e aplaudiram de pé os jogadores. Vilão por desperdiçar o pênalti, Santiago Silva foi consolado pelos jogadores do Peñarol, que comemoram muito com a torcida a volta à final da Libertadores.

Vélez 2 x 1 Peñarol

Gols: Vélez: Tobio aos 46min do 1º tempo e Santiago Silva aos 21min do 2º tempo
Peñarol: Mier aos 33min do 1º tempo

Vélez: Barovero; Cubero (Tobio), Sebá, Ortiz e Papa; Canteros, Zapata (Ramírez), Augusto Fernández e Maxi Moralez (Alvarez); Martínez e Santiago Silva. Técnico: Ricardo Gareca

Peñarol: Sosa; Gonzélez, Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Freitas, Aguiar, Corujo e Mier (Estoyanoff); Martinuccio (Albin) e Olivera. Técnico: Diego Aguirre

Cartão Amarelos: Vélez: Santiago Silva; Peñarol: Estoyanoff e Albin
Cartão Vermelho: Vélez: Ortiz
Árbitro Enrique Osses (CHI)-
Local: Estádio Jose Almafitani, Buenos Aires (ARG)

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - PARABÉNS TORCIDA CARBONERA. O MEU SEGUNDO TIME DO CORAÇÃO ESTÁ NAS FINAIS DA LIBERTADORES. BOA SORTE CONTRA O SANTOS. O PEÑAROL SUPEROU COM GARRA E DETERMINAÇÃO SUAS DEFICIÊNCIAS E CHEGOU LÁ ESTIMULADO PELO MAIOR DESTAQUE DESTA LIBERTADORES - A TORCIDA CARBONERA PINTANDO DE AMARELO E PRETO E DANDO ESPETÁCULO NAS ARQUIBANCADAS.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

RINITE ALÉRGICA - SINTOMAS E TRATAMENTO

PORTAL MÃES E FILHOS - 18/04/2011 - http://maesefilhos.com

Espirros, coceira no nariz, coriza e obstrução nasal. Estes são os sintomas típicos de pessoas que sofrem de rinite alérgica. Segundo a médica alergista Renata Rodrigues Cocco, as crianças não estão livres da doença que pode se manifestar desde o primeiro ano de vida. Às vezes as crises são tão constantes que a impressão é que o pequeno nunca se cura daquele “resfriado indesejável”… Ela ressalta, porém, que o diagnóstico só será estabelecido após os dois anos. Confira na entrevista a seguir como é possível tratar e prevenir as crises de rinite alérgica nas crianças.

- O que é rinite alérgica e como ela aparece?

Dra. Renata – Rinite alérgica é uma doença que acomete cerca de 40% da população e que compreende quatro sintomas, em diferentes e individuais graus de intensidade: espirros, coceira no nariz, coriza (“escorrimento” de secreção pelo nariz) e obstrução nasal (nariz entupido). Os sintomas também podem estar associados a coceira nos olhos (conjuntivite alérgica), nos ouvidos e na garganta. Geralmente ela se manifesta quando a pessoa entra em contato com o agente causador de sua alergia, sendo que os ácaros presentes na poeira respondem por cerca de 90% dos responsáveis pela rinite alérgica.

- A criança pode nascer com o problema?

Dra. Renata – Existe uma predisposição genética para o aparecimento de alergias, entre elas a rinite. Crianças com parentes de primeiro grau (pai, mãe ou irmãos) com alergias apresentam maior predisposição para o desenvolvimento destas doenças. No entanto, a rinite somente poderá ser estabelecida com certeza a partir do segundo ano de vida, já que até esta idade muitas outras doenças mimetizam os sintomas, como gripes, resfriados e a própria obstrução nasal fisiológica do recém nascido.

- Qual é o tratamento mais indicado?

Dra. Renata – Existem tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, a depender da frequência e intensidade de sintomas. Os medicamentos mais utilizados são os anti-alérgicos e sprays nasais específicos. A limpeza nasal com soluções fisiológicas auxilia bastante no tratamento e prevenção das crises. Entre as medidas não medicamentosas, a higiene ambiental ocupa papel de destaque. É necessário que o quarto do paciente com rinite seja livre de objetos que acumulem pó, como livros, carpetes, tapetes, bichos de pelúcia, etc. Capas impermeáveis para colchões e travesseiros também são importantes medidas para o controle das crises.

- Quanto tempo pode levar uma crise de rinite alérgica?

Dra. Renata – Às vezes as crises são tão constantes que a impressão é que o indivíduo nunca se cura daquele “resfriado indesejável”… O período das crises é variável, de alguns poucos dias a vários meses.

- Quanto tempo leva para sarar?

Dra. Renata – Tudo vai depender do grau de acometimento e da adequação das medidas terapêuticas medicamentosas e não medicamentosas.

- Dicas de limpeza que possam ajudar a evitar as crises.

Dra. Renata – Pano umedecido em capas impermeáveis de colchões e travesseiros; nunca utilizar espanadores ou vassouras que levantem pó – dar preferência a aspiradores de pó e panos úmidos; limpar sempre os filtros de ar condicionado; evitar se cobrir com a colcha que permaneceu sobre a cama durante todo o dia; evitar muitos objetos no quarto do alérgico (quadros, computadores, papeis, livros), bem como carpetes, tapetes e bichos de pelúcia.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

VIAGEM - COMPRAS NO URUGUAI


Dicas de Viagem. Informações aos brasileiros sobre compras no Uruguai - VERSARE/ REDE DE HOTÉIS.

1. Qual a cota para compras de produtos estrangeiros, trazidos via terrestre com BAGAGENS acompanhadas?
A cota, tecnicamente chamada de limite de isenção, é de U$ 300,00 (trezentos dólares) por pessoa, seja adulto ou criança.

2. Duas pessoas, para adquirir um único produto de valor superior a US$ 300,00 sem pagar imposto, podem somar suas cotas?
Não. O limite de isenção é individual e intransferível, não podendo ser somado, nem mesmo para casais ou pais e filhos.

3. O direito de isenção para bagagem é válido para qualquer tipo de mercadoria, desde que a soma das mesmas seja inferior à cota?
Não. São excluídos do tratamento tributário de bagagem (isenção): bens cuja quantidade, natureza ou variedade configure importação ou exportação com fim comercial ou industrial; automóveis, motocicletas, motonetas, bicicletas com motor, traillers e outros e outros veículos automotores terrestres; aeronaves, embarcações de todo tipo, motos aquáticas e similares e motores para embarcação; cigarros, e bebidas de fabricação brasileira, destinados a venda exclusivamente no exterior; bebidas alcoólicas, fumo e seus sucedâneos manufaturados, quando se tratar de viajantes menor de dezoito anos.

4. O que são produtos de importação controlada?
São produtos que necessitam de manifestação prévia de órgão competente para serem trazidos como bagagem. Por exemplo: animais, plantas, sementes, alimentos, armas e munições, medicamentos e produtos agropecuários. Estes bens, quando encontrados sem comprovação de sua regular introdução no País, estão sujeitos à apreensão, independentemente do valor. Além disso, alguns itens têm o seu transporte proibido, como: explosivos e materiais radioativos ou inflamáveis, entre outros produtos perigosos.

5. O limite de isenção pode ser utilizado a qualquer tempo?
Não. O direito à isenção para trazer produtos estrangeiros como bagagem só pode ser exercido uma vez a cada trinta dias. Se ocorrerem compras em período menor, o imposto será calculado sobre o valor total dos produtos adquiridos no período e não apenas sobre o que exceder a cota de isenção.

6. Existem, na legislação quantidades limite para compra de alguns produtos?
Não. A legislação estabelece somente condições para usufruir a isenção para bagagens, as quais são vinculadas à pessoa do viajante (quem está comprando) e às circunstâncias da sua viagem (finalidade, duração, periodicidade). Mercadoria em quantidade que configure destinação comercial ou industrial está excluída do conceito de bagagem e deverá ser submetida a despacho de importação comum. Em caso de dúvidas, consulte antecipadamente o servidor de plantão.

7. O que é Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA)?
DBA é um formulário fornecido pela Receita Federal que deverá ser preenchido sempre que se estiver trazendo bens com valor acima da cota. Na DBA deverá constar os dados pessoais do viajante, a descrição do(s) produto(s) (marca, modelo, série) e os respectivos valor(es). Recomenda-se a retirada da DBA junto à Receita na saída do País, trazendo-a preenchida quando do retorno, de forma a agilizar o procedimento da fiscalização.

8. De que forma é calculado o Imposto sobre produtos adquiridos no Uruguai que excedam o limite de isenção?
Caso o comprador não tenha gozado do limite de isenção há menos de um mês, subtrai-se do valor das compras o valor do limite de isenção e calcula-se o Imposto à alíquota de cinqüenta por cento. Por Exemplo:

Valor do produto: US$ 400,00
Isenção: - US$ 300,00
Valor Tributável: US$ 100,00
Valor do Imposto: US$ 100,00 x 50% = US$ 50,00

O valor do imposto em dólares será convertido para reais, observando a cotação do dólar fiscal, informado diariamente pela Receita Federal, devendo ser pago em qualquer agência bancária ou caixa eletrônico que tenha esse serviço.

9. Em que local o viajante deve apresentar suas compras à Fiscalização da Receita Federal?
A legislação estabelece que os produtos estrangeiros adquiridos no exterior devem ser apresentados à Alfândega (Receita Federal) no momento da entrada no País. O local para apresentação desses produtos é no Plantão da Inspetora da Receita Federal instalado do lado esquerdo nas Aduanas Brasileiras.

10. De que forma a Receita Federal confere o valor dos produtos estrangeiros trazidos para o Brasil como bagagem?
Pelo exame das características dos produtos e pela nota fiscal/fatura de compras. Além disso, a Receita Federal possui listas de preços de produtos estrangeiros e acesso a “sites” de consulta, que servem de referências para a valoração. Caso o valor declarado em nota fiscal ou fatura para fins de cálculo do imposto e de fiscalização, arbitrando o valor com base na citada lista, ou no preço de mercado para mercadorias idênticas ou similares constantes de páginas da internet.

11. Os viajantes podem declarar suas compras em algum outro local, que não o Plantão Fiscal da Ponte Mauá?
Não. A declaração de Bagagem Acompanhada só poderá ser efetuada no Plantão do IRF instalado nas Aduanas Brasileiras. A mercadoria cujo valor exceder a cota de isenção e que não for declarada, quando encontrada em outro local, estará sujeita à apreensão e perdimentos.

12. Os viajantes que não declara suas compras com valor total acima de US$ 300,00 no Plantão Fiscal, na entrada do País, está praticando alguma irregularidade?
Sim. O código Penal tipifica o ato como crime de descaminho ou contrabando (Art. 334) e a legislação fiscal como dano ao erário. Descaminho é a introdução de produtos devidos. Contrabando é a introdução de importação proibida. Isto significa dizer que, além de receber o Auto de Infração fiscal, o viajante estará sujeito a responder o processo criminal, em inquérito a ser instaurado pela Polícia Federal.

CUIDADOS NA WEB - A LEI DE OLHO NAS REDES SOCIAIS

Fórum de TI em Porto Alegre discute desafios de sites de relacionamento - MARINA GOULART, ZERO HORA 01/06/2011

Dizer o que bem se entende nas redes sociais pode custar muito caro, avisa o advogado Renato Opice Blum. As indenizações pagas a quem foi ofendido ou lesado no ambiente virtual passam em muitos casos dos R$ 100 mil.

Especialista em direito digital, Opice Blum participou do 4º Fórum Internacional de TI do Banrisul, que termina hoje em Porto Alegre. O evento deste ano foca o crescimento da popularidade das redes sociais, discute as obrigações e os desafios que as empresas e usuários precisam enfrentar com uma plataforma de comunicação tão abrangente.

O advogado ressalta que as leis do mundo presencial também se aplicam na rede, mesmo que não haja uma legislação específica para crimes virtuais. E a lei, nesse caso, vale até para crianças. Pais que não monitoram a atividade dos filhos na internet podem responder legalmente por brincadeiras e ofensas.

– Já tivemos casos de cyberbullying, ou de alunos que criaram uma comunidade no Orkut para hostilizar a professora. Esses episódios resultaram em indenização, e os pais é que acabaram pagando – avisa Opice Blum.

Por esse motivo, outra participante do evento, a advogada Patrícia Peck, defende a educação sobre direitos e deveres na rede. Além da elaboração de cartilhas para as crianças, a especialista alerta que os adultos precisam aprender melhor sobre o que pode ser dito na internet.

– As empresas precisam contabilizar os acidentes de trabalho digitais. O e-mail que foi para a pessoa errada, a informação que vazou no Facebook porque o funcionário ficou tão feliz em participar do projeto confidencial que resolveu contar para todo mundo. Não adianta proibir o acesso às redes sociais dentro da empresa, se a pessoa tem acesso em casa, ou pelo smartphone. É necessário que as empresas deem educação sobre isso – alerta Patrícia.

Outra dica dos especialistas é evitar ao máximo misturar o perfil profissional ao pessoal, lembrar que a informação, mesmo que divulgada apenas para os amigos, é considerada pública na internet, e pode ser copiada, arquivada e difundida com muita rapidez. Especialistas consideram que apagar o estrago ou usar a internet sem deixar rastros é praticamente impossível.

DICA PARA OS USUÁRIOS COMUNS

- Educar crianças e adolescentes sobre o risco da exposição excessiva na internet e responsabilidade sobre o que é falado nela.

- Não divulgar fotos sem consentimento de outras pessoas, principalmente quando envolvem situações que acarretam dano a imagem.

- Não emitir declarações acaloradas por impulso. Mesmo se houver arrependimento mais tarde, a pessoa que se sentir lesada poderá ter feito o registro da prova.

- Evitar falar sobre o trabalho, colegas ou a empresa em perfis pessoais.

- Quem usa dados falsos para acessar serviços não disponíveis no Brasil não tem direito de reclamar quando algo dá errado.

- Informações pessoais podem ser usadas por criminosos. Não é prudente publicar rotinas ou planos de férias que deem indicações de quando a casa estará livre para os ladrões.

DICA PARA AS EMPRESAS

- É importante ter presença nas redes mais populares, antes que outras pessoas o façam em nome da empresa.

- Não adianta apenas criar o perfil. Alguém deve ficar encarregado de administrá-lo e responder rapidamente às queixas ou aos questionamentos dos clientes.

- O perfil deve estar acessível a partir da página oficial da empresa, em lugar onde os clientes possam acessar, para que saibam que estão seguindo um canal oficial de comunicação e não um imitador.

- A empresa deve deixar claro quais condutas considera inadequadas nos perfis dos empregados, que devem ser educados sobre como usar a rede sem prejudicar a própria imagem ou reputação da companhia.

- Desestimular o compartilhamento de senhas entre os colaboradores, para diminuir riscos à segurança.