quinta-feira, 12 de maio de 2011

SUCO PERFEITO PARA O CORAÇÃO


Pesquisa indica suco perfeito para o coração - Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena, 11/05/2011


Pesquisadores franceses acabam de descobrir a combinação ideal para um suco de frutas indicado para quem quer manter a boa saúde do coração. O trabalho sugere uma receita que mistura sete frutas eficazes na prevenção de ataques cardíacos e derrames.

Inicialmente, foram testadas 13 frutas diferentes. As "vitaminas" testadas pelos cientistas revelaram que algumas misturas eram mais efetivas em fazer com que as paredes das artérias relaxassem. Os testes de laboratório forma feitos com porcos, que possuem características cardíacas parecidas com a do ser humano.

A receita do “suco do coração saudável” indicada pelos pesquisadores inclui algumas frutas encontradas facilmente no Brasil, como maçã, uva, morango e acerola. O problema para os brasileiros produzirem a preparação são os outros ingredientes, frutas não encontradas por aqui: lingonberry (amora-alpina ou arando-vermelho) e chokeberry (conhecida nos Estados Unidos como aronia) e mirtilo.

A pesquisa foi motivada, pela existência de estudos anteriores indicando que compostos encontrados nas frutas, os polifenóis, seriam capazes de proteger o coração, evitando entupimento das artérias.

A partir desta informação, os cientistas franceses decidiram então testar o efeito antioxidante de diferentes misturas de sucos de frutas que tinham esses compostos.

Os pesquisadores da Universidade de Strasbourg, instituição responsável pelo coquetel das sete frutas, afirmaram que a combinação mais efetiva no teste foi capaz de aumentar o fluxo de sangue para o coração, garantindo um melhor equilíbrio entre nutrientes e oxigênio.

O estudo também descobriu que alguns polifenóis são mais potentes que outros e que sua capacidade de eliminar radicais livres, que podem danificar células e DNA, é mais importante que a quantidade de polifenóis encontrada em cada fruta. A pesquisa ainda não consegue determinar o que torna uma fruta ou vegetal mais eficiente do que outros na ação preventiva de acidentes cardíacos. O que já é consenso na comunidade científica é que a ingestão de uma boa variedade de frutas e legumes numa dieta equilibrada é o caminho para a boa saúde do coração. Um suco de frutas pode ser a maneira mais gostosa de alcançar essa condição. Por isso, nós brasileiros devemos apostar nas frutas que são mais viáveis no nosso contexto: maçã, uva, morango e acerola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário