quinta-feira, 12 de maio de 2011

EXAME LABORATORIAL - BOAS DICAS PARA GARANTIR O SUCESSO

Boas dicas para garantir o sucesso do seu exame laboratorial - Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena - 11/05/2011

A realização de exames em laboratórios para o chamado check-up ou solicitados por um profissional de saúde para diagnosticar ou acompanhar alguma doença é um procedimento cercado de dúvidas, geralmente relacionadas à coleta do material, detalhes do jejum, como pegar o resultado, data, horário de atendimento. É importante seguir todas as recomendações para fazer o exame, mas às vezes, por pressa ou por constrangimento na relação com o clínico, o paciente acaba não recebendo as informações para o perfeito exame.

Veja abaixo, a resposta às principais dúvidas dos pacientes na hora de realizar exames no laboratório:

Para realização dos exames solicitados, qual o material (urina, sangue, fezes) que deve ser coletado?

Para realização de qualquer exame é imprescindível que o material biológico seja adequado para aquele teste, pois os reativos químicos empregados são direcionados para a análise com as amostras indicadas. É importante pedir esclarecimentos sobre a necessidade do exame e orientações sobre os detalhes da verificação. Assim que tiver o pedido, procure se informar junto ao laboratório sobre o material e os preparativos do teste.

O jejum é obrigatório para realizar exame de sangue?

Para a coleta de material da maior parte dos exames de sangue, sim. Também por isso é importante consultar o profissional e o laboratório para receber as recomendações referentes a cada exame.

Como fazer o jejum para realizar exames de colesterol e triglicerídeos?

Para a realização desses exames, o ideal é ficar em jejum 12 horas e não fazer uso de bebidas alcoólicas pelo menos dois dias antes de colher o sangue.

Posso beber água antes da coleta de um exame?

Sim. A ingestão de água em quantidades normais não interrompe o jejum, nem altera os resultados dos exames que serão realizados. Em alguns exames, inclusive, a necessidade de tomar água é um dos preparos pedidos, como é o caso da ultrassonografia da bexiga. De qualquer forma é sempre bom consultar o profissional que solicitou o exame ou o laboratório onde o teste será realizado.

Os medicamentos que estou tomando podem interferir no exame alterando o resultado?

Muitos medicamentos interferem na realização dos testes laboratoriais, aumentando ou diminuindo o valor final do exame. Se por acaso o laboratório informar que o medicamento interfere no teste que irá realizar, o ideal será conversar sobre a possibilidade de suspender o uso deste remédio por um período antes da coleta do material para análise. Caso não seja possível, o laboratório e o profissional médico devem estar cientes desta informação, para que possam interpretar corretamente os resultados obtidos.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames laboratoriais?

O álcool interfere no resultado do exame de sangue. O recomendado é evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos nos dois dias que antecedem a coleta do sangue.

Qualquer pessoa pode pegar o resultado dos meus exames de laboratório?

Não, a maioria dos laboratórios só entrega laudos para o paciente que fez o exame. Geralmente cobram a apresentação de algum documento com foto ou comprovante de realização, que garante a entrega a terceiros, se apresentarem um documento identificador. Mas, certos resultados, como Anti-HIV, só podem ser retirados por quem foi examinado.

Um comentário: