sábado, 13 de dezembro de 2014

COMO COMEÇAR UM TEXTO ARGUMENTATIVO

PORTAL ASSIM SE FAZ


Como começar um texto argumentativo

Escrever é sempre importante, necessário e frequente. E torna-se essencial escrever bem e de forma agradável. As redações são ótimos exemplos de instrumentos que exigem de seu criador agradabilidade em um nível mínimo para que o texto tenha coerência e coesão.

Genericamente, segundo o Manual de Redação de Luiz Fernando Mazzarotto entre outros, publicado pela editora DCL, existem três tipos de redação: a descritiva, em que se traduz com palavras aquilo que se viu e se observou; a narrativa, em que se discorre sobre fatos e a dissertativa ou argumentativa, uma redação que “trata com desenvolvimento um ponto doutrinário, um tema abstrato, um assunto genérico. Ou seja: dissertar ´expor ideias em torno de um problema qualquer.” Então você irá aprender, nesse texto, como começar um texto argumentativo, tendo como referência o Manual de Redação citado acima.


  Instruções


1



Pesquise sobre o assunto que irá tratar. Antes mesmo de começar a escrever seu texto, faça uma pesquisa sobre diversos aspectos de seu tema, domine o conhecimento sobre o assunto. Tenha uma opinião forte o bastante para defendê-la, seja através de argumentos científicos, culturais, etc. pois poderá se ocupar mais da forma de escrever do que do assunto a ser exposto.

2



Rascunhe sua redação. Anote em um papel as ideias com argumentos favoráveis e desfavoráveis) que quer expor no texto, possíveis relações do tema com algum assunto contemporâneo, escreva também qual lado deseja defender, faça uma lista de vocabulários referentes ao assunto e comece a escrever o texto, primeiro com a introdução (espaço para abordar o tema de forma impessoal), depois com o desenvolvimento – aqui você pode expor os argumentos, já atacando os contrários a sua opinião e conclua com sua posição ao tema, baseado em fatos e ideias válidas.



3



Escreva a introdução definitiva de sua redação. Agora que tem um rascunho em mãos, ele será seu guia para escrever o texto definitivo. A introdução serve para levar o leitor para dentro do assunto; nela se apresenta as ideias e conceitos gerais a serem discutidos e nada mais. Tente, ao escrever essa parte, ser objetivo e simpático, não expressando a primeira pessoa do discurso. E lembre-se: a redação começa na primeira linha do texto e não do título ou do tema, então não se incomode em usar as palavras já citadas anteriormente no texto. Geralemente a introdução tem um parágrafo de cinco linhas. A partir daqui, exponha seus argumentos e defenda-os, pois a redação argumentativa serve, também, para avaliar seu potencial crítico-observador. Bom trabalho!

Dicas e AVISOS

Escreva, sempre que possível, sobre coisas que conheça ou goste. Assim sua opinião sobre tal fato será mais fundamentada e será mais fácil de redigir.

Apesar de haver vários macetes de como começar um parágrafo de uma redação argumentativa, isso é perigoso pois, em uma avaliação, poderá perder pontos pela falta de criatividade e originalidade. Comentários


 http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-comecar-um-texto-argumentativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário