domingo, 3 de agosto de 2014

USO PROLONGADO DO PC PREJUDICA OS OLHOS

ZERO HORA 03 de agosto de 2014 | N° 17879

CAMILA NUNES

SAÚDE. Uso prolongado do PC prejudica os olhos


MÉDICOS RECOMENDAM CUIDADOS para aliviar sintomas como fadiga visual e ressecamento



Passar horas e horas em frente ao computador pode ser inevitável para algumas pessoas. Por isso, tomar algumas precauções para preservar a saúde é altamente recomendado por médicos.

Um dos males mais frequentes sentido por quem fica muito tempo em frente a uma tela é a chamada Síndrome do Usuário de Computador – uma conjunção de fatores provocada pelo excesso de contato do olho com o monitor. A luz emitida pela tela causa fadiga visual, ou seja, sensação de cansaço nos olhos e dores de cabeça. Segundo o oftalmologista do Banco de Olhos de Porto Alegre Fernando Kronbauer, isso ocorre porque esses equipamentos eletrônicos são fontes de luminosidade, diferentemente da leitura em um livro, onde a luz ambiente é apenas refletida pelo objeto.

Outro sintoma é a diminuição da frequência com que piscamos. Mas por que piscar é tão importante? Porque esse ato ajuda na lubrificação dos olhos – quanto menos se pisca, maior a irritação, a ardência e a vermelhidão. O ar-condicionado também pode ser um inimigo para os olhos: como retira a umidade do ar, em excesso também contribui para o ressecamento e o desconforto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário