quarta-feira, 24 de outubro de 2012

GATO-MOURISCO É FLAGRADO EM VIAMÃO

ZERO HORA 23/10/2012 | 22h43

Registro raro . Gato selvagem é flagrado na fazenda Quinta da Estância, em Viamão

Normalmente encontrado sozinho na mata, o gato-mourisco é bastante ativo, possui grande habilidade para subir em árvores e é bom nadador




Projeto de pesquisa espalha "armadilhas fotográficas" nos troncos de árvores para captar imagens dos animais Foto: Ismael Brack / Divulgação

Classificado como espécie vulnerável no Rio Grande do Sul, um gato-mourisco foi flagrado nas matas preservadas da Quinta da Estância, em Viamão, na semana passada. Para conseguir registrar os animais silvestres da fazenda de turismo rural pedagógico, localizada na Região Metropolitana, foram espalhadas armadilhas fotográficas. O registro foi feito pelo pesquisador Ismael Brack.

Por possuir uma camuflagem natural, é difícil visualizar o gato conhecido como jaguarundi nas áreas de mata. O felino selvagem de porte médio, encontrado entre o sul do Texas, nos Estados Unidos, e a América do Sul, não está na lista de animais em extinção. No entanto, como seu habbitat está sendo destruído, está classificado no Rio Grande do Sul como "vulnerável" no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Normalmente encontrado sozinho na mata, o gato-mourisco é bastante ativo, possui grande habilidade para subir em árvores e é bom nadador. Tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos com vegetação aberta.

Realizado desde agosto, o projeto de pesquisa já identificou também o graxaim do mato, tatu galinha e o gambá de orelha branca. As armadilhas fotográficas são fixadas nos troncos de árvores dentro das matas da Quinta da Estância, através de um sensor de presença instalado na máquina fotográfica digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário