ZERO HORA 26 de agosto de 2012 | N° 17173
Quais as características principais de cada um dos setores e o que o profissional deve avaliar antes de escolher
MARIA AMÉLIA VARGAS
Estabilidade e segurança financeira ou o desafio diário em busca do sucesso profissional? As diferenças entre a carreira pública e a privada começam na forma de seleção e se estendem às rotinas de trabalho. Antes de decidir qual caminho seguir, entretanto, é necessário avaliar prós e contras, além de analisar qual das duas opções se adapta melhor a sua personalidade.
Pessoas com perfil muito arrojado, proativo e competitivo correm risco de se frustrar no serviço estatal, adverte Lilian Dulce Gerhardt, supervisora de Recursos Humanos da Metta Capital Humano.
– Há profissionais que são extremamente criativos e voltados aos resultados. Colocá-los em uma atividade rotineira e sem possibilidades de crescimento vai deixá-lo desmotivado – analisa Lilian.
As possibilidades de crescimento são mais rápidas no setor privado. Em contrapartida, o risco de ser substituído também aumenta. Para quem quer segurança, o trabalho público oferece a possibilidade de conquistar a garantia do emprego até a aposentadoria a quem for aprovado em concurso. O plano de carreira para esse funcionário, quando há, tem ritmo mais lento. Em compensação, os salários iniciais costumam ser mais atrativos e a seleção, de modo geral, é mais democrática: aceita homem ou mulher, iniciante ou experiente, jovem ou mais velho, desde que seja aprovado. Para se dar bem nessa área, é necessário ser uma pessoa resiliente e capaz de lidar bem com as questões hierárquicas:
– O profissional não vai chegar ao concurso dos sonhos em um período curto. Mesmo depois de assumir, precisará de constância de propósito para se destacar e provar que merece conquistar gratificações – destaca Liliane Carrier Sarturi, gerente regional da rede de cursos LFG-RS.
Independentemente do setor escolhido, as carreiras têm em comum a competitividade como motivação. Seja para superar um concorrente acertando mais questões em uma prova, seja provando que merece aquela promoção. Além disso, tanto a iniciativa privada quanto a pública necessitam de profissionais atualizados para desempenhar suas funções.
– Há características bem significativas que diferenciam cada uma dessas carreiras. Mas não se pode generalizar, pois existem trabalhos privados bastante burocráticos e atividades públicas muito movimentadas. O importante é que o bom profissional vai se destacar onde quer que esteja atuando – diz a psicóloga Simoni Missel, diretora da Missel Capacitação Empresarial e consultora de carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário