Os termos que devem estar na ponta da língua de quem deseja atuar no mercado digital - Ione Luques - O GLOBO, 3/05/12 - 10h27
RIO - Ad Networks, Criptografia, Demand Side Plataform, CTO, COO e Análise SWOT. Jovens profissionais e empreendedores que pretendam se aventurar no mercado digital precisam estar atentos a esses e dezenas de outros termos, siglas e expressões utilizados neste amplo universo, que engloba áreas como tecnologia da informação, redes sociais, marketing e publicidade.
Esses termos, assim como as novas tecnologias, surgem num piscar de olhos. O segmento, inclusive, desenvolveu toda uma ramificação de cargos, com nomes como CTO (chief technology officer), CIO (chief of information officer), CMO (chief of marketing officer), COO (chief of operation officer) e CFO (chief of financial officer). E a maioria não entende que funções estão atreladas a cada um deles.
Guilherme Mamede, por exemplo, é CEO (chief executive officer) da Melt, plataforma brasileira de compra de mídia on-line, que recentemente fechou parceria com o Google, para negociar os espaços publicitários da gigante americana no Brasil. Todo o processo envolve milhares de verbetes comuns aos especialistas do mercado digital, mas são completamente desconhecidos por boa parte daqueles que buscam ingressar no setor ou até mesmo usufruir dos serviços oferecidos. Para o sucesso do negócio, toda a empresa - diretores e funcionários - teve que se familiarizar com esses termos. Inclusive saber o que faz um CEO:
- Tenho como atribuição direcionar a empresa estrategicamente e posicioná-la no mercado nacional e internacional como um importante player dentro do segmento em que atua. Planejo a plataforma em termos de produto sempre alinhando com as possibilidades que a Tecnologia da Informação (TI) me fornece. Elaboro parcerias estratégicas com empresas que agregam valor à Melt e que a tornam cada vez mais diferenciada no mercado. Basicamente meu papel é olhar para fora da empresa e traçar um caminho - explica Mamede.
Já o sócio de Mamede, Juliano Vidal, é o CTO da empresa, responsável pelo planejamento técnico e estratégico da área de TI, mantendo a mesma sempre alinhada à área de negócios, assegurando, assim, o crescimento da empresa e atingindo as expectativas do CEO e dos clientes. Além da parte de negócios, cuida para que tudo que foi planejado pela área de design seja implantado de forma correta pelos desenvolvedores e para que os serviços da empresa nunca parem de funcionar.
Se o seu plano de carreira inclui atuar no mercado digital, clique aqui e conheça as palavras relacionadas ao mundo virtual, as expressões mais usadas na internet, termos técnicos e siglas que precisam estar na ponta da língua daqueles que trabalham na área.
Termos mais usados no mercado digital. Conheça as expressões essenciais para quem trabalha com a web
Ad Exchanges: são plataformas tecnológicas que facilitam a compra e venda de mídia on- line. A tecnologia oferecida por uma Ad Exchange cria uma espécie de mercado, no qual aqueles que ofertam espaços publicitários (como os Ad Networks) podem conectar-se com aqueles que demandam esses espaços, determinando as regras de oferta e demanda deste mercado de mídia on- line.
Ad Networks: são redes de sites que ofertam espaços publicitários, por categoria ou pacote geral. Ex.: Lomadee e Hi-Midia.
Add on - Refere-se a módulos de hardware ou software (subsistemas ou pseudoprogramas) que suplementam ou aumentam as ferramentas e possibilidades de uso ou características originais onde são utilizados.
Análise SWOT - O termo SWOT é uma sigla em inglês que significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). É um processo de identificação desses quatro fatores para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras, que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá–la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras, que, se não evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
B2C (Business to Consumer) - São todos os processos que permitem que um consumidor final possa adquirir um produto ou serviço através da internet.
Backup - É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver a pagamentos acidentais ou corrupção de dados.
Banner - Forma publicitária mais comum na internet, muito usado em propagandas para divulgação de sites na internet que pagam por sua inclusão. É criado para atrair um usuário a um site através de um link.
Benchmarking - É simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.
Blog - Página da web constituída de informações atualizadas e breves, atualizada regularmente e organizada em ordem de data, com objetivos de entretenimento, profissionais, acadêmicos e outros. Ferramenta de comunicação que dá suporte à interação de pequenos grupos por meio de um sistema simples e fácil de troca de mensagens, podendo ser utilizada por membros de uma família,uma empresa ou qualquer instituição.
Brainstorming - Atividade desenvolvida para explorar o potencial criativo de uma pessoa ou grupo de pessoas com determinado objetivo. Na prática do brainstorming, não se devem ter críticas ou restrições às ideias que surgirem.
Branding - Envolve o processo de gestão da marca, construindo-a de forma a deixar clara a sua importância da marca. Deve-se considerar as impressões do consumidor em relação ao produto ou serviço representado pela marca e a imagem que o consumidor tem da mesma e sua representatividade.
Briefing - Conjunto de informações sobre um determinado produto ou serviço, contendo público-alvo, histórico, estratégia, posicionamento do produto/serviço, meta desejada, desafio da comunicação, principais pontos positivos e negativos, diferenciais, entre outras, que dão base para o processo de planejamento de ações.
Buying Persona - É a descrição detalhada do perfil de um comprador fictício, visando a representar o público real. Ou seja, é uma espécie de arquétipo de seu público-alvo.
CFO (Chief Financial Officer - Chefe do Setor Financeiro ou Diretor Financeiro) - É o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio. Esse executivo é também responsável pelo planejamento financeiro da empresa.
Ciclo de Vida do Produto/Serviço - Conjunto de etapas, normalmente quatro (lançamento, crescimento, maturidade e declínio), pelo qual passa um produto ou serviço.
Cloud Computing - Se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. Outras vantagens associadas ao cloud computing são: na maioria dos casos as aplicações podem ser acessadas independente do sistema operacional ou hardware; facilita o compartilhamento de dados e trabalho colaborativo; menor custo; e alta disponibilidade.
Criptografia - é o nome dado ao processo de codificação de informações. As informações são codificadas (embaralhadas) na origem e decodificadas no destino, dificultando, dessa forma, que sejam decifradas durante o tráfego na internet.
CRM (Customer Relationship Management - Gestão do Relacionamento com o Cliente) - É um processo contínuo e evolutivo de conhecimento e comunicação interativa com os clientes. Compreende três etapas básicas que são continuamente ativadas: análise profunda das características e comportamentos do cliente, Planejamento de campanhas de marketing e de interação com o cliente; e efetivação das ações de marketing e vendas.
DBM (Data Base Marketing) - É utilizado na busca por informações que permitem a aquisição de conhecimento estratégico sobre o público-alvo desejado, possibilitando uma abordagem assertiva aos diferentes perfis de clientes, prospects e suspects, ajudando a sua empresa a alcançar os objetivos da marca ou produto.
Demand-Side Platform (DSP): é um sistema que permite que os anunciantes digitais gerenciem múltiplos Ad Exchanges e participem de Real-time bidding, ou seja, leilões de espaços publicitários em tempo real. Desta forma, a DSP avalia o perfil do usuário do site dos Ad Networks e decide se o perfil deste se encaixa no público-alvo da campanha publicitária do cliente e quanto o cliente pode pagar por aquela impressão (a divulgação da campanha publicitária naquele Ad Network, que pode ser um banner, por exemplo), naquele específico acesso de referido usuário. Este procedimento acontece em milésimos de segundos para não afetar a navegação, de forma que, se o usuário do site das Ad Networks solicitar a atualização da página, é possível que outra impressão esteja sendo divulgada.
DW (Data Warehouse) - É um sistema de computação utilizado para armazenar informação relativa às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios e análise de grandes volumes de dados e obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
E-business (Negócios Digitais) - Modalidade que utiliza a tecnologia digital, especialmente a internet, para realização de negócios.
E-commerce (Comércio Eletrônico) - É a transação comercial realizada através de um equipamento eletrônico, como por exemplo o computador ou tablet. O melhor exemplo de e-commerce é a venda e compra pela internet.
ECR (Efficiente Consumer Response - Resposta Eficiente ao Consumidor) - Trata-se de software que permite o gerenciamento automático de estoques visando a reposição automática de itens, utilizando-se de código de barras scanner, EDI etc. É um modelo estratégico de negócios, no qual fornecedores e varejistas trabalham de forma integrada, visando a melhorar a eficiência na cadeia de abastecimento, de forma a entregar maior valor agregado ao cliente/usuário final. Procura-se relacionar vendas finais no varejo com as programações de produção e a expedição com a cadeia de abastecimento. Também chamado de Programa de Resposta Rápida (quick response) ou, simplesmente, Resposta Rápida.
EDI (Eletronic Data Interchange - Intercâmbio Eletrônico de Informações) - É a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca eletrônica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas fisicamente. Quando associado ao uso do código de barras, leitoras óticas e sistemas de informações logísticas,constitui a base sobre a qual se viabiliza a implantação do ECR.
ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento de Recursos da Empresa) - É um sistema de gestão Integrada, uma solução modular para informatização integrada de processos de negócio, uma arquitetura de sistemas que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa
ETL (Extract Transform Load - Extração Transformação Carga) - São ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, a transformação desses dados conforme regras de negócios e, por fim, a carga dos dados em um data warehouse.
GIF (Graphic Interchange Format) -É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na internet é um GIF.
HTML (Hipertext Mark-up Language) - É uma linguagem padronizada de layout de documentos e links hipertexto, independentemente de plataforma. HTML é um subconjunto do SGML (Standard Generalized Markup Language) e é usada para conectar documentos na web.
Landing Page - A landing page, em uma tradução direta, é a página na qual o leitor vai, na maioria das vezes, "pousar" no seu website. Em outras palavras, ela é a página de entrada de seus clientes, comumente denominada de "home".
M-commerce - É o comércio eletrônico ou transações eletrônicas realizadas através de dispositivos móveis (celulares, PDAs, smartphones etc).
Middleware - Programa que cria uma mesma interface para fabricantes e produtores de conteúdo.
MIS (Management Information Systems) - É um sistema que consiste na rede de canais de comunicação da organização. É composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam as informações. Incluem-se hardware, software, pessoas, sistemas detelecomunicação, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas no MIS incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação,armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.
Mobile marketing - Marketing feito através de meios de comunicação móveis (celular, handheld, notebook com acesso móvel, pager, entre outros).
OLAP (Online Analytical Processing) - Processamento analítico em tempo real, para rapidamente dar resposta a questões complexas relacionadas à base de dados. Este tipo de análise, à base de dados, é essencialmente usada em relatórios de vendas, de gestão, marketing, data mining e outras áreas do gênero. É a tecnologia que permite ao usuário extrair e visualizar informações de um banco de dados de forma seletiva e simples, sob diferentes pontos de vista. Uma aplicação baseada em OLAP tem a capacidade de responder rapidamente as solicitações de informações, diferentemente de aplicações tradicionais baseadas em banco de dados. Outra característica típica é que essas informações são normalmente extraídas de um grande volume de dados armazenados.
Plug in - É um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.
RFID (Radio frequency identification) - É um termo usado para identificar as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Essa tecnologia permite a captura automática de dados para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags ou transponders, que emitem sinais de rádio-frequência para leitores que captam estas informações.
RSS (Really Simple Syndication) - É um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml.
SaaS (Software as a Service) - Sistema pelo qual o software é oferecido pela internet através de locação, sob demanda. Hoje, o SalesForce.com é um bom exemplo de aplicativo de automação de força de vendas oferecido em formato SaaS.
SQL (Structured Query Language - Linguagem de Questões Estruturadas) - É uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (bases de dados relacionais).
VMI (Vendor Managed Inventory - Inventário Gerenciado pelo Fornecedor) - Trata-se de sistema que permite o gerenciamento dos inventários do cliente, diretamente pelo fornecedor (indústria). Assim, automaticamente, determinam-se quantidades e os itens a serem repostos. Semelhante ao ECR apenas com a diferença que não está voltado ao varejo. É um sistema de parceria em que o fornecedor repõe os estoques do cliente com base nos níveis de estoques informados pelo próprio cliente por via eletrônica (EDI, Internet etc.)
WMS (Warehouse Management System - Sistema de Gestão dos Centros de Distribuição) - É uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
XML (Extensible Mark-up Language) - É uma espécie de substituto do HMTL, e ambos pertencem à família SGML –Standard Generalized Makup Language, padrão internacional para definição de estruturas e conteúdo de documentos eletrônicos.
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