sábado, 7 de abril de 2012

PARA QUEM QUER SER EMPREENDEDOR DIGITAL

Para quem quer ser um empreendedor digital. Empresários e consultores dizem como ser bem-sucedido, divulgando o produto ou serviço pelo Facebook - ISABEL KOPSCHITZ - O GLOBO, 7/04/12 - 9h54

RIO — Jovens empreendedores que lançam mão das redes sociais para alavancar seus projetos e empresas, criando materiais de divulgação e fazendo interações que ajudam a divulgar suas marcas, produtos e serviços. Cada vez mais gente está tomando essa iniciativa, até porque as redes sociais estão abrindo um caminho para captar o segmento certo de pessoas, aproveitando um formato audiovisual que dá margem a interações e experiências diversas.

— É uma trama que envolve conceito, notícia, relacionamento, experiência, troca de informação. As mídias sociais são a utopia do marketing direto — diz o consultor Felipe Cunha, da Evo.ag. — As pessoas que curtem a sua página genuinamente gostam do que você oferece.

Por isso, diz ele, para ter bons resultados na web, é necessário ter um bom produto ou serviço, entregar o que promete e gerar conteúdo que tenha conexão com o produto ou serviço.

É justamente o que fizeram os promotores das festas Coordenadas, Rock-me! e Pessoas do Século Passado. O grupo, que criou as festas para satisfazer o próprio desejo de ouvir música boa na noite carioca, nunca imprimiu um flyer sequer. Também não anuncia em lugar algum. Seus maiores veículos de divulgação são o Facebook, um mailing (que fizeram, não compraram pronto) e a propaganda boca a boca.

— O Facebook é atual, consegue pulverizar informação para muito mais gente — diz um dos produtores, Rodrigo Caucotto. — O Orkut, que usávamos antes, não era tão eficiente, neste ponto.

Segundo Caucotto, o fato de o grupo responder, tanto por e-mail quanto pelo Facebook, a cada uma das pessoas que escreve para falar sobre as festas - seja para fazer uma crítica, um pedido ou para colocar o nome na “lista amiga” - ajuda a manter a boa reputação dos eventos e a conquistar mais adeptos. O perfil da Coordenadas, promovida desde 2007, tem 6.200 fãs.

— Promovemos ações para multiplicar os fãs, mas não queremos só número. A ideia é manter o perfil selecionado do nosso público — explica outro produtor, Sancho Corá. — Ações do tipo "indique uma banda para tocar na festa e ganhe um ingresso" funcionam muito bem. Sorteamos os ingressos, e acabamos conhecendo melhor ainda o perfil do nosso público, e sabendo o que ele quer.

A maior prova de que a divulgação dá certo é que as festas estão sempre cheias, e conquistaram público fiel. O negócio cresceu também a ponto de o grupo contratar uma agência para fazer um novo site para a Coordenadas (www.coordenadascariocas.com.br) e criar, a partir de maio, os sites da Pessoas do Século Passado (www.festapessoas.com.br) e da Rock-me! ( www.rockme.com.br).

A fotógrafa Márcia Fernandes e seu marido, Eduardo, também viram no Facebook (https://www.facebook.com/docedeleite) uma ótima maneira de tornar seu trabalho mais conhecido. Especializados em festas e books de crianças, eles já tinham um blog de sua empresa, “Doce Deleite”, desde que ela foi criada, há três anos. Mas resolveram criar um perfil no Facebook, no ano passado.

— Ajudou muito ter o perfil do Facebook, porque atinge muito mais gente, mas vai no segmento certo de público. Já fizemos anúncio em revista, já usamos Orkut, mas nada nunca deu resultado maior do que o Facebook — conta Márcia. — Muita gente indica para os outros, curte a nossa página, e as pessoas ficam sabendo da existência da empresa e nos contratam por conta disso.

Embora confesse que nunca pensou propriamente numa estratégia para divulgar suas fotos pelas mídias sociais, Márcia conta que a sua funpage conseguiu, em um mês, mais de 1.500 seguidores. O Twitter ela diz que usa, mas não com tanta frequência.

De qualquer forma, lembra o consultor Felipe Cunha, divulgar produtos e serviços através das mídias sociais tem os dois lados. Se a empresa começar a gerar um conteúdo não relevante para os usuários, por exemplo, eles “descurtem” a página:

— Isso mostra que, além de serem uma boa ferramenta de divulgação, as mídias sociais são um termômetro para as empresas. Não há como controlar todo o conteúdo sobre sua empresa nas redes: as críticas e comparações vão acontecer, e acabam por fazer com que a competição aumente. É preciso estar antenado e saber responder aos problemas prontamente.

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