sábado, 9 de abril de 2011

OBRIGADO CIOSP - EMERGÊNCIA 190


EMERGÊNCIA 190

O serviço de EMERGÊNCIA 190 é um dos mais importantes do Estado na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. É a versão brasileira do Emergência 911 americano. As Polícias Militares no Brasil instituíram o telefone 190 como de emergência instalados em Centros de Operações Policial Militar (COPOM)e Salas de Operações das unidades do Interior.

Pois, ontem, perto da noite, precisei acionar o 190. O meu filho de 22 anos, portador de dislexia e déficit de Atenção, ao sair da empresa no seu primeiro dia de trabalho, tendo pego o ônibus sem avisar a família, desceu em local desconhecido e, desorientado, entrou em estado de pânico. Suas necessidades especiais fomentaram um estado emocional que obstruiu a razão, dificultando todas as tentativas para acalmar, aconselhar e orientar para as placas indicativas de ruas. Ao invés de parar, caminhava nervoso pelas ruas como se fossem labirintos. Acabou perto da noite numa praça deserta, o que aumentou ainda mais o pânico.

Tivemos que apelar para o 190. A capacidade dos profissionais que atuam no CIOSP mais o respeito à BM ensinado para o nosso filho restabeleceu a razão, algo que não tínhamos conseguido como pais. É a história do santo de casa que não faz milagre. Só com a intervenção positiva de uma policial militar que ali trabalha foi possível localizá-lo, depois de muita angústia e dificuldade na comunicação com ele, pelo estado emocional envolvido.

Com este texto, gostaríamos de agradecer ao pessoal do CIOSP - Metropolitano/ Porto Alegre, pela forma atenciosa, proativa e prestativa na ajuda dada à nossa famíla, essencial para o sucesso na localização e na minimização do transtorno.

Parabéns a todos e muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário