sábado, 9 de abril de 2011

DESTINOS E AÇÕES PARA O RS

Um balanço da gestão do parlamento gaúcho iniciada há pouco mais de dois meses mostra resultados positivos alcançados pelo novo ambiente vivido no Estado, em que não se eliminaram as diferenças de opiniões, mas contemplaram-se os interesses maiores da sociedade, consagrando o que me parece fruto de uma visão diferenciada, de generoso sentimento coletivo público determinado a alavancar o RS a outro patamar de desenvolvimento econômico e social.

Favorecidos por este cenário, tivemos apoio decisivo na Casa Legislativa para instituir um comitê gestor que evite a descontinuidade operacional provocada pela positiva alternância democrática. Neste contexto de mútua receptividade, constituímos as comissões permanentes em tempo recorde, em fevereiro, quando usualmente ultrapassavam março. Também firmamos convênio importante e pioneiro com a Câmara dos Deputados, sedimentado pela atuação da nossa bancada federal, protagonista em uma outra demonstração de unidade, força e foco que uniu o Estado e o município com os Legislativos federal, estadual e municipal a favor do metrô de Porto Alegre.

Nos próximos dias, assinaremos convênio com a TVE e a TV Câmara Federal, ampliando o alcance de transmissão da TV Assembleia, encaminhando-a para o sistema digital e canal aberto, favorecendo a transparência. A ação de solidariedade com as vítimas das enchentes de São Lourenço do Sul, a deferência da Ospa para que o nosso Dante Barone hospedasse a estreia do seu calendário de apresentações, a instituição de 2011 como Ano do Cinquentenário da Legalidade e a determinação de dotar a Assembleia de condições de plena acessibilidade são iniciativas que demonstram que estamos atuando coletivamente no resgate do parlamento como centro da política do RS.

É neste terreno focado em ações de unidade, que agora lançamos, em parceria com a Câmara Federal, o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, resultado de uma construção conjunta com apoio dos deputados de diferentes partidos. O propósito é fortalecer o papel da representação democrática e referenciar o parlamento como espaço público dos grandes debates.

Aqui nesta Assembleia, que completa 176 anos neste mês, vamos discutir políticas de saúde, educação e inclusão digital, erradicação da miséria, combate à violência contra as mulheres, mudanças climáticas, inovação e reforma política, entre outros, para a formulação de propostas que se materializem em ações que beneficiem concretamente a sociedade gaúcha.

ADÃO VILLAVERDE, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A PROPÓSITO: PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO OCORRIDO ONTEM. Desejo ao nosso amigo VILLA muita saúde, felicidade e sucesso na nobre e honrosa missão que desempenha com reflexo nas nossas vidas. Que Deus o ilumine com a diplomacia e o dote da sabedoria necessária para mediar e resolver as questões mais delicadas e os maiores demandas do povo gaúcho, em especial aquelas que atingem a preservação da ordem pública e da incolumidades das pessoas e do patrimônio, valorizando os bravos e dedicados agentes policiais, os esforçados agentes penitenciários, e os profissionais esquecidos da educação e da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário