Este é o diário virtual de Jorge Bengochea utilizado para tratar de temas amenos, saudáveis e pessoais. É uma trégua entre os embates no enfrentamento das múltiplas mazelas dos ineficientes sistemas político, jurídico, judicial, social, educacional, de saúde e de ordem pública vigentes no Brasil.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
FOGOS DE ARTIFÍCIO: O TERROR DA BICHARADA.
Fogos de artifício: o terror dos bichos no final de ano - DIÁRIO GAÚCHO, 29 de dezembro de 2010.
Os cães e gatos têm a audição apurada e tendem a ouvir os sons mais alto e forte que os seres humanos. Nas festas de final de ano, eles sofrem ainda mais com os fogos de artifício. De acordo com a veterinária Fabiane Guedes, o barulho não provoca lesões, mas o animal se sente desconfortável e pode até se machucar caso permaneça sozinho no momento de desespero.
– Eles ficam com muito medo e tentam fugir ou se esconder em qualquer lugar. Alguns se machucam em portas de vidro e janelas – afirma.
Por esse motivo, é importante ficar perto do seu animal de estimação quando a virada do ano se aproximar e as pessoas começarem a comemorar na rua.
– Se você não conseguir pegar seu bichinho no colo, certifiquese de que ele esteja em um lugar seguro. Feche as janelas e tente abafar o som da rua o máximo possível – aconselha.
Além disso, há outras opções para tentar acalmar seu amigo. Segundo a veterinária Cláudia Baur, o tratamento homeopático deixa o animal mais tranquilo e evita problemas em situações como estas:
– Há florais que combatem o medo. Podem ser dados com um pouco de antecedência para o bichinho. Mas, sempre é importante saber a opinião do próprio veterinário do cão ou do gato – garante.
DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS:
* Para abafar o som dos fogos de artifício, coloque cobertores pesados em janelas e no chão.
* Não deixe muitos cães ou gatos juntos no mesmo lugar.
* No desespero, eles podem correr e se machucar.
* Aumente, aos poucos, o volume do rádio ou da televisão para acostumá-los com barulho e som alto.
* Não acorrente seu bichinho no quarto ou na rua. Ele pode querer fugir e acabar se enforcando.
* Calmantes naturais são uma ótima opção.
* Antes de dar o remédio, procure um veterinário.
* Retire objetos leves ou de vidro que podem ser quebrados pelo animal. Além de se machucar, o estrago pode ser ainda maior.
* Deixe água e comida nos cantos do ambiente em que o bichinho vai ficar para evitar sujeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário