Este é o diário virtual de Jorge Bengochea utilizado para tratar de temas amenos, saudáveis e pessoais. É uma trégua entre os embates no enfrentamento das múltiplas mazelas dos ineficientes sistemas político, jurídico, judicial, social, educacional, de saúde e de ordem pública vigentes no Brasil.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
BANCO DE OLHOS
RECEBI ESTE EMAIL DE UM IRMÃO:
"HOSPITAL MAÇÔNICO
O JORNAL DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA. ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS. ELE É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR CERCA DE TREZENTOS TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS, POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS. ENTRETANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE CENTO E VINTE TRANSPLANTES POR MÊS,DEVIDO A FALTA DE PACIENTES. AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE UTILIZAÇÃO / VALIDADE ! DEVE-SE ENTRAR EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA -SP.(...) ATENCIOSAMENTE, DR. EDUARDO BEZERRA - MÉDICO"
BUSQUEI NA INTERNET O ESCLARECIMENTO: AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS NÃO SÃO JOGADAS FORA
No dia 27 de junho de 2002, o Jornal Bom Dia São Paulo apresentou reportagem sobre o Hospital Oftalmológico de Sorocaba onde se realizam transplantes de córneas. Médico de pequena empresa paulista ouviu a reportagem e divulgou mensagem, na rede interna da empresa, afirmando que, em razão da baixa demanda, córneas estariam sendo desprezadas após o período limite de uso. A mensagem deixou o ambiente da empresa e rapidamente se espalhou pela Internet a fora gerando indignação devido ao suposto desperdício de córneas. Frase contida na mensagem enviada pelo médico provocou toda a confusão:
"O Hospital Oftalmológico de Sorocaba, ..., arrecada 300 córneas por mês, tem capacidade e estrutura para realizar esse número de transplantes, mas faz apenas 120, por falta de pacientes. Embora o Estado tenha 5 mil pessoas aguardando córneas, no hospital de Sorocaba não há fila de espera. As 180 córneas que sobram todo mês, porém, não são perdidas: são repassadas à Central de Transplantes do Estado e redistribuídas a hospitais de todo o País."
FONTE: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/84_olhos_sorocaba.htm
GRUPO BOS
O BOS - Banco de Olhos de Sorocaba é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 1979, que se tornou referência em captação de córneas no país. Hoje, o nome BOS significa muito mais do que a abreviação do Banco de Olhos de Sorocaba. É a marca de um grupo reconhecido em todo o Brasil pelo desenvolvimento de atividades nas áreas de saúde, ensino, pesquisa e meio ambiente, de acordo com os seus Estatutos. E a meta do grupo é continuar crescendo, porque o futuro é sempre grande para aqueles que enxergam longe.
O Banco de Olhos de Sorocaba é um dos principais captadores de córneas no Brasil e atua nas cidades e regiões de Sorocaba, São Paulo e Campinas. Com sede no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, destaca-se pelo número de doações e campanhas constantes para a conscientização dos doadores. Qualidade, investimento e abrangência fazem parte da história do Banco de Olhos de Sorocaba, certificado NBR ISO 9001:2000 para atividades de abordagem, captação, avaliação, preservação, armazenamento e disposição de córneas, pela empresa Alemã BRTUV.
Campanhas
As campanhas de doações são fundamentais para o sucesso do trabalho do Banco de Olhos de Sorocaba. Por isso o investimento em marketing e publicidade sempre foi prioridade para o BOS. Essa ação inclui o Cartão do Doador, camisetas e vídeos, que são renovados constantemente.
A legislação brasileira sobre doação de órgãos e tecidos só permite a doação de órgãos após a morte, com a autorização dos familiares. Neste sentido, o Cartão do Doador representa o desejo da doação em vida, para que a família se conscientize e confirme a vontade. O Cartão também pode registrar o desejo da doação de outros órgãos, além da córnea. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem solicitar o Cartão do Doador.
Moderno, resistente e personalizado, o Cartão traz informações dos órgãos responsáveis pela captação da doação de acordo com a região do doador. E é enviado pelo Correio, sem nenhuma despesa ao solicitante.
Banco de Olhos de Sorocaba
Rua: Nabeck Shiroma, 210 - Jd Emilia
Sorocaba – SP
Cep: 18031-060
Fone: (15) 3212-7029
Nextel: (15) 7834-1231
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário