terça-feira, 17 de setembro de 2013

CURSOS MAIS PROCURADOS DA UFRGS

ZERO HORA 17/09/2013 | 02h41

Confira guia dos cursos mais procurados da UFRGS. Inscrições para o vestibular foram abertas nesta terça-feira e seguem até 20 de outubro

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o vestibular 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com provas marcadas para os dias 5, 6, 7 e 8 de janeiro, o concurso vai oferecer 5.461 vagas em 89 graduações.

Para ajudar você na escolha, o Vestibular montou um guia com os 10 cursos mais disputados de 2013. Mais de um terço (38,1%) dos 46.244 candidatos inscritos no último vestibular da UFRGS concorria a um lugar nessa lista dos mais procurados: Medicina, Psicologia, Jornalismo, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais, Odontologia, Medicina Veterinária e Biomedicina.

As inscrições devem ser feitas em vestibular.ufrgs.br, até 20 de outubro. A taxa é de R$ 100.

1) Medicina

Tradicionalmente o mais concorrido, tem duração de seis anos e começa com disciplinas teóricas. Da metade em diante, os alunos passam a lidar mais com pacientes e pesquisas científicas. Nos dois últimos anos, ficam mais tempo dentro do hospital.

Stephen Doral Stefani, oncologista do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, comenta a importância de se concentrar nos estudos:

Qual o perfil ideal do estudante de Medicina?

É preciso ter curiosidade e capacidade de concentração nos estudos, mas, principalmente, convicção de que ajudar as pessoas compensa este esforço.

O melhor da profissão é... fazer a diferença na vida de muita gente que deposita confiança de que estamos dispostos a usar todo nosso empenho para ajudar.

O pior da profissão é... que não tem horário, pode ser de madrugada, na véspera de um feriado ou na hora do almoço, a qualquer momento podemos ser requisitados.

2) Psicologia

Com aulas pela manhã e à tarde, a graduação do diurno tem cinco anos, enquanto a do noturno tem seis anos. O currículo reúne as características teórico-metodológicas dos seus três departamentos: Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Psicologia Social e Institucional e Psicanálise e Psicopatologia.

Loiva dos Santos Leite, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), comenta os detalhes da profissão:

Qual o perfil ideal do estudante de Psicologia?

Não existe um perfil ideal para o estudante de Psicologia. Trata-se de uma ciência e de uma profissão que estuda o humano em suas dimensões subjetivas, em sua interação com as outras pessoas, o social, o cultural e o tempo histórico. Para isso, é preciso ter interesse por todos esses campos. É preciso estudar muito, pois a vida é dinâmica e as coisas mudam e, nós, profissionais do campo "psi", necessitamos nos atualizar permanentemente.

O melhor da profissão é... ter um campo vasto de atuação, em que o conhecimento acerca do humano pode contribuir muito para a efetivação de trabalhos singulares, que façam a diferença.

O pior da profissão é... ainda não termos um piso salarial que possa servir de parâmetro para as contratações.

3) Jornalismo

Organizado em quatro anos, o currículo traz disciplinas de história da imprensa, cibercultura e ética, além de cadeiras teóricas e práticas de jornalismo impresso, foto, rádio, TV, webjornalismo, planejamento gráfico e técnicas de entrevista. O curso tem 50 vagas.

Marcelo Canellas, repórter da TV Globo, diz que é preciso gostar muito de ler para ser jornalista:

Qual é o perfil ideal do estudante?

Um estudante de Jornalismo tem de amar a leitura, primeiro passo para dominar a língua, ferramenta por excelência da profissão. Deve ser curioso e questionador. Tem de desconfiar das aparências e ter humildade para reconhecer que pode ser enganado por elas. E fazer da independência intelectual um instrumento de trabalho. Tem de manter os pés no chão, mas nunca deixar de acreditar que pode mudar o mundo (ainda que isso quase nunca seja possível).

O melhor da profissão é... ter acesso à vida em estado bruto, com suas contradições, vilanias e grandezas, e fazer da notícia a matéria-prima de uma boa história.

O pior da profissão é... os plantões em feriados e fins de semana em que, em vez de investir numa boa história, você é obrigado a esperar que algo aconteça.

4) Fisioterapia

Com cinco anos de duração, o curso habilita para atividades de assistência, educação em saúde, docência, gestão e atuação em campos de promoção da saúde e da prevenção de doenças. Com diversas disciplinas com foco no corpo humano, o curso de 30 vagas tem um ano de estágio.

Gustavo Nunes Pereira, fisioterapeuta especialista em gerontologia, alerta para a carga horária do curso:

Qual o perfil ideal do estudante?

O acadêmico de Fisioterapia deve ter interesse particular pelas disciplinas básicas do currículo, como anatomia, fisiologia e bioquímica. Deve estar preparado para a grande exigência em relação à carga horária do curso e dos estágios. Acredito que o diferencial é o olhar humanizado em relação ao paciente.

O melhor da profissão é... a satisfação em reabilitar ou diminuir o sofrimento de um paciente.

O pior da profissão é... a falta de reconhecimento por parte de alguns órgãos públicos e privados.

5) Publicidade e Propaganda

O curso tem oito semestres e busca qualificar o estudante para atuar em agências de publicidade, na área de marketing de empresas e em produtoras (áudio, vídeo).

Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da agência Escala, destaca a vontade de aprender:

Qual é o perfil ideal do estudante?

O perfil ideal é de quem gosta de aprender sempre. Pessoas inquietas, curiosas e questionadoras, que têm uma vida pessoal criativa, diferenciada. Gente que gosta de viajar, que se interessa por inovação e tecnologia, mas, acima de tudo, se interessa por gente e quer entender o comportamento humano.

O melhor da profissão é... o contato estreito com a informação. O sentido estético aguçado sempre, as experiências com vidas, com o compartilhamento de conhecimento e a humanização que isso propicia.

O pior da profissão é... a carga excessiva de trabalho e o "estar ligado sempre".

6) Arquitetura e Urbanismo

O curso envolve tanto a produção de edificações isoladas ou em conjunto quanto a organização do espaço urbano, em qualquer escala ou dimensão (de uma praça a um bairro ou mesmo uma cidade). Tem duração de cinco anos.

Klaus Bohne, arquiteto da Tria Sistemas de Arquitetura, chama a atenção para a criatividade:

Qual é o perfil ideal do estudante?

O estudante de Arquitetura deve ter conhecimentos básicos de história. Ser criativo e possuir uma visão espacial das coisas facilitará seu aproveitamento no curso. Ter conhecimento superficial de softwares gráficos como o Google SketchUP e novos materiais construtivos seria ideal.

O melhor da profissão é... poder modificar o meio em que vivemos, criando espaços e equipamentos que melhorem a vida das pessoas sem comprometer os recursos naturais.

O pior da profissão é... o fato de gestores públicos e privados não se valerem do vasto conhecimento oferecido pelos arquitetos e urbanistas em prol do bem-estar da maioria da população de grandes cidades.

7) Relações Internacionais

Vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas, o curso tem duração de quatro anos. O currículo inclui diversas disciplinas de economia, ciência política, direito, história e línguas.

Raoni Fonseca Duarte, assistente de projetos do Instituto Ling, alerta para diferentes possibilidades:

Qual é o perfil ideal do estudante?

É difícil traçar um perfil ideal, pois a área de Relações Internacionais proporciona diferentes possibilidades de atuação, e cada uma se encaixa com um perfil mais específico. Tem de gostar de ler e de aprimorar constantemente seus conhecimentos. Além disso, se adaptar a variados ambientes, compreender diferentes culturas e ter um pensamento estratégico capaz de analisar e articular diferentes informações. É importante, também, ter afinidade com outros idiomas.

O melhor da profissão é... poder desempenhar atividades nas mais variadas áreas de atuação.

O pior da profissão é... a concorrência. Por não haver apenas uma área de atuação específica, é preciso disputar com profissionais das mais diversas formações acadêmicas.

8) Odontologia

Quem estuda durante o dia, pode se formar em cinco anos, com aulas pela manhã e à tarde. Quem preferir estudar à noite cumpre o mesmo currículo em oito anos. Generalista, a graduação em Odontologia forma cirurgiões-dentistas.

Especialista em odontogeriatria, Daniel Boeckel chama a atenção para a relação com o paciente:

Qual é o perfil ideal do estudante?

A Odontologia deixou de ser uma atividade baseada exclusivamente em habilidades práticas, portanto, o aluno buscará na fundamentação biológica e científica sua prática clínica. Como profissional de saúde, é fundamental saber acolher os pacientes e saber ouvi-los, pacienciosamente, para poder chegar ao melhor diagnóstico e indicar o tratamento ideal.

O melhor da profissão é... poder devolver e manter aos pacientes capacidade mastigatória e estética facial, melhorando a autoestima.

O pior da profissão é... a rotina de consultório, mas com o atendimento domiciliar isso não existe.

9) Medicina Veterinária

Ministrado em cinco anos e meio, o curso habilita a atuar preventivamente e resolver problemas em saúde e produção animal.

Fabrício Dias Torres, do laboratório Axys Análises, afirma que o campo da Veterinária é amplo e permite várias atuações profissionais:

Qual é o perfil ideal do estudante?

Gostar de animais é importante, porém quem opta pela Medicina Veterinária deve entender que a essência para se tornar um bom profissional é gostar da ciência veterinária. O campo é amplo, e esse leque de opções deve ser considerado na escolha.

O melhor da profissão é... a ampla gama de opções. Um médico veterinário pode atuar na inspeção de produtos de origem animal, clínica, cirurgia, produção de animais para consumo...

O pior da profissão é... a falta de reconhecimento, pois, muitas vezes, o trabalho do médico veterinário não recebe a valorização devida.

10) Biomedicina

Com 36 vagas, o curso de Biomedicina forma profissionais que atuam nas diversas áreas de pesquisa e análises clínicas, apoiando em diagnósticos. Desde 2005, os alunos têm de fazer uma prova de qualificação em inglês ao fim do quarto semestre — são oito no total. A proficiência na língua é uma exigência porque grande parte da bibliografia do curso é em inglês.

Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região, alerta para o comprometimento que a pesquisa exige:

Qual é o perfil ideal do estudante?

Precisa ter senso de responsabilidade, em primeiro lugar, pois irá trabalhar na área da saúde, notadamente com a vida das pessoas. Espera-se também que o aluno de Biomedicina demonstre dedicação e ética, tendo em vista que o biomédico trabalha em pesquisas envolvendo humanos, animais e o meio ambiente.

O melhor da profissão é... ser um profissional polivalente, que atua em várias áreas da saúde e em equipes multidisciplinares.

O pior da profissão é... a falta de recursos para a saúde, o que limita a população ao correto atendimento e consequente acompanhamento médico-terapêutico.

As densidades e as cotas

Com quatro categorias de cotistas, divididos conforme a renda e a etnia, a UFRGS divulga as densidades considerando o número total de inscritos e de vagas para cada curso. Contudo, há um fato curioso quando consideramos as densidades conforme cada modalidade.

A densidade geral para Medicina foi de 57,17 neste ano. No Acesso Universal, eram 5.455 candidatos para 98 vagas, o que representa uma densidade menor, de 55,66. Entre os egressos de escola pública, com renda superior a um salário-mínimo e meio, a proporção subiu para 172,1 candidatos por vaga, pois havia 1.721 pessoas para as 10 vagas desta modalidade de cota (Ra).

No caso de Odontologia (noturno), a proporção é ainda maior. Tanto no Acesso Universal quando na modalidade Ra, havia 174 inscritos. Porém, no primeiro, eram 20 vagas e, na segunda, apenas duas — representando, respectivamente, densidades de 8,7 e 87 candidatos por vaga.

Estas diferenças de densidade entre Acesso Universal e cotas NÃO significam que os cotistas devem deixar de concorrer por meio das ações afirmativas. Mesmo inscrito em alguma das modalidades de cota, o vestibulando segue concorrendo às vagas do Acesso Universal. Se ele obtiver pontuação suficiente para ingresso via Acesso Universal, será aprovado.

Portanto, se você se enquadra nos requisitos de renda familiar e etnia, exerça o seu direito e inscreva-se como cotista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário