quarta-feira, 11 de novembro de 2015

EXERCÍCIOS PARA QUEM SOFRE DE DOR NAS COSTAS

(Foto: Thinkstock)

BBC BRASIL 8 novembro 2015


Quais os melhores exercícios para quem sofre de dor nas costas?


Dor nas costas não é motivo para ficar parado – muito pelo contrário

O hábito de ficar sentado o dia todo, muitas vezes em uma cadeira inadequada e inclinado em direção à tela do computador está entre as causas de um dos males do mundo moderno: a dor nas costas.

Dor no ciático, hérnia e rigidez no pescoço são alguns dos problemas que podem se tornar crônicos e trazem limitações na hora de fazer exercícios.

"Ficar sentado durante tanto tempo nos obriga a adotar uma postura que não é adequada para o corpo humano", afirmou à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, Sebastián Pineda, diretor da Escola de Capacitação de Personal Trainers, que atua em países como México e Colômbia.


Há práticas que podem ser adotadas tanto para melhorar como para aliviar o quadro de dor nas costas, segundo o especialista. Atividades como pilates, natação e caminhada, além de exercitar o corpo, ajudam a criar o hábito de se manter em boa postura.

"Muitos de nós não mantêm uma rotina adequada de atividades físicas. Como os músculos sustentam o corpo e são acionados todo o tempo, eles vão começar a doer de alguma maneira se não forem exercitados", explica.

Confira a seguir alguns dos exercícios indicados para quem sofre do problema.

(Foto: Thinkstock)
Pilates

Antes de tudo, é preciso que pessoas que sofrem de dor nas costas obtenham autorização médica antes de começar a se exercitar.

Isso porque há o risco de determinadas atividades piorarem sua condição. "A primeira coisa a se fazer é obter uma indicação médica ou a permissão de quem está tratando o problema", diz Pineda.

O pilates, série de exercícios geralmente feitos em espaços fechados e realizados de maneira controlada, é uma das melhores formas de colocar o corpo em atividade sem pôr em risco os músculos das costas.

"O cinturão abdominal é a parte mais exercitada no pilates, e a maioria das pessoas que trabalha essa área do corpo não sofre de nenhuma doença nas costas", explica Pineda.

Além disso, segundo o especialista, o pilates ajuda a pessoa a respirar melhor e obriga o corpo a adotar a postura adequada.

"O pilates é uma excelente maneira de melhorar e fortalecer as costas com alguns poucos exercícios selecionados. Uma pequena sessão, pouco a pouco, pode fazer uma grande diferença", afirmou à revista Healthy Magazine a personal trainer norte-americana Lorraine Furmedge.

(Foto: Thinkstock)
Natação


É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos a pessoas com problemas crônicos nas costas.

Uma das premissas para essa indicação é que as costas não sofrem com a posição exigida pelo exercício nem com o impacto dele, diferentemente de quando se corre, por exemplo.

"A natação é um esporte integral, que trabalha especialmente a parte superior do corpo. É um grande tonificador das costas", diz Pineda.

Uma boa rotina de natação também pode ajudar a melhorar a respiração, o que é fundamental para se adotar uma boa postura.

"A maioria das dores sentidas nas costas tem a ver com a falta de disciplina do corpo. E a natação, com o movimento constante de braços e pernas, ajuda nisso."

(Foto: Thinkstock)
Pedalar

Primeira advertência: pedalar na rua não é um bom exercício para as costas por causa da postura que obriga a pessoa a adotar.

O que se recomenda para pessoas com esse problema é ir à academia e ajustar a bicicleta ergométrica de forma que as costas fiquem em sua posição natural, não curvada, enquanto se pedala.

"A bicicleta é uma excelente alternativa por causa do movimento das pernas e do fortalecimento de alguns músculos do quadril. E ter um apoio obriga a pessoa a ficar nessa posição (benéfica) durante um grande período de tempo", explica o treinador.

Há ainda outros exercícios de academia que podem ajudar a melhorar os problemas nas costas.

"Mas é preciso ter uma orientação adequada, pois muitas das dores no corpo são provocadas por práticas erradas na hora de se exercitar", diz.



(Foto: Thinkstock)
Em casa 

Segundo Pineda, há várias maneiras de tonificar as costas sem ter de ir a uma academia ou a uma piscina.

"Para mim, os exercícios de alongamento são chave. Por isso, mais que o pilates ou a natação, recomendo a ioga, que ajuda a mover o corpo de acordo com a respiração", afirma.

Também são indicadas atividades que podem ser feitas usando barras ou estruturas semelhantes.

"É possível realizá-los com uma barra em casa, ou mesmo com uma mesa. A ideia é fazer que o corpo se exercite de maneira suave e sem forçá-lo demais, para evitar que as costas se machuquem”, completa o especialista.